• Carregando...

Na sessão de ontem, os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná aprovaram o novo regimento interno da Casa, que desde 1969 não sofria grandes alterações. O relator foi o conselheiro Henrique Naigeboren. "Com a aprovação do novo regimento conseguimos um avanço significativo nas contas que aqui tramitam. A partir de hoje os processos que entrarem no TC terão maior transparência e celeridade no seu andamento", afirma o relator.

Apoio – O líder da oposição na Assembléia, Valdir Rossoni (PSDB), comemorou o anúncio do governador Roberto Requião (PMDB) de aumento do salário do funcionalismo público estadual. Ontem, o deputado defendeu que o reajuste do salário mínimo no Paraná deveria ser estendido também aos servidores. "Fico satisfeito por ele ter atendido nossa reivindicação para o quadro geral. Só espero que não venha com migalhas. O aumento tem que ser, no mínimo, de 35%, como no salário mínimo", disse.

Procura – O deputado estadual Reni Pereira (PSB), autor da lei que cria o pólo tecnológico de Foz do Iguaçu, disse que estará pronto em fevereiro o terreno que vai receber empresas de informática e telecomunicações. A prefeitura está concluindo as obras de infra-estrutura. Segundo o deputado, com apenas um mês de criação, o Pólo já começa a atrair empresas estrangeiras. Os aparelhos serão produzidos em Foz com peças importadas do Paraguai e as empresas terão incentivos fiscais.

Aberto – A prefeitura de Almirante Tamandaré realiza na quinta-feira, a primeira audiência pública para discutir a elaboração do plano diretor da cidade. Desde a semana passada estão sendo promovidas oficinas de capacitação para incentivar a sociedade a participar das discussões. "A presença da população é essencial para a elaboração do plano. Juntos, prefeitura e comunidade, traçaremos um novo rumo para o município", disse o prefeito Vilson Goinski (PMDB).

Claque – O deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB) faz projeção otimista sobre a reeleição do governador. "Agora, com o salário mínimo diferenciado, Requião vai garantir a reeleição", afirmou. Cartário disse estar realizando 10 reuniões por dia nos 50 municípios de sua base eleitoral e garante que só ouve elogios sobre os programas sociais do governo.

Seguro – O deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT) está defendendo a criação de um programa emergencial de apoio aos agricultores que foram atingidos pela última seca. A proposta foi apresentada ontem, durante reunião com o secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, prefeitos e produtores. As perdas da safra de verão vão provocar prejuízos de R$ 1,3 bilhão. "A situação no Sudoeste é a pior, com quebra de 70%. É preciso um seguro agrícola que atenda as necessidades dos pequenos", disse.

Sindicalistas – A idéia da implantação do salário mínimo regional, anunciada pelo governador na última segunda-feira, é uma reivindicação de várias categorias sindicalistas, segundo o vereador André Passos (PT). A idéia teria sido apresentada a Requião, no final de 2005, pelo vereador, o advogado trabalhista e diretor da Itaipu Edésio Passos e o presidente da Federação dos Trabalhadores de Transportes do Paraná, José Faleiros.

História – O futuro presidente do TRE, desembargador Clotário Portugal Neto, que toma posse em 1.º de fevereiro, será homenageado pela Câmara de Curitiba. Ele irá receber o título de Vulto Emérito da cidade. Segundo o autor da proposta, vereador Ney Leprevost (PP), a homenagem se justifica pelo seu histórico no Poder Judiciário, assim como de sua família.

Saúde – O governador Roberto Requião disse não entender deputados que insistem em não considerar gastos em saneamento como investimentos na área de saúde. "Negam esse investimento mas ficariam feliz se ao invés de saneamento básico estivéssemos comprando antidiarréicos e antibióticos dos laboratórios", disse.

Pinga-fogo

* A deputada federal Dra. Clair (PT-PR) foi indicada pelo partido para integrar a CPI destinada a investigar as privatizações realizadas no Brasil no período de 1990 a 2002.

* A nova CPI deve entrar em funcionamento já no mês que vem, quando voltarem os trabalhos normais do Congresso.

* Em clima de campanha, o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, disse durante a reunião do secretariado ontem que espera que Requião seja reeleito para que o estado continue os investimentos feitos em saneamento.

* O deputado federal Dilto Vitorassi (PT-PR) alertou ontem o Ministério das Minas e Energias sobre a crise dos postos combustíveis de Foz do Iguaçu por causa da concorrência argentina.

* "Como não é possível mudar a tributação, acreditamos que a solução para este problema esteja no preço cobrado pela Petrobrás das distribuidoras de Foz, que pode ser diferenciado", propõe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]