• Carregando...
Ambientação lembra as rodas de capoeira e de samba no início do século passado | Ricardo Sodré/JLM Produções
Ambientação lembra as rodas de capoeira e de samba no início do século passado| Foto: Ricardo Sodré/JLM Produções

Em reunião com Temer, ruralistas vetam Stephanes na Agricultura

Leia matéria completa

Integrantes do setor agropecuário prometem apoio a Stephanes

A confirmação nesta quinta-feira do deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB-PR) para o cargo de ministro da Agricultura foi bem-recebida por representantes de associações do agronegócio, que prometeram apoiar o novo ministro.

Leia matéria completa

O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) toma posse nesta sexta-feira, às 10h, como novo ministro da Agricultura. Ele saiu, por volta das 18h, do Palácio do Planalto, depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Stephanes estava acompanhado do presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e do líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).

Stephanes foi escolhido por Lula depois que sua primeira opção, Odílio Balbinotti (PR), desistiu da indicação porque responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por utilizar laranjas na aquisição de empréstimos.

"O presidente mostrou claramente as razões da escolha (do meu nome), além de ser uma indicação do partido, por eu ser um profissional e um gestor público que ele acha que tem todas as condições de realizar um bom trabalho", afirmou Stephanes, em relação a si mesmo.

A despeito das críticas de que não teria ligações com os ruralistas, o novo ministro lembrou que trabalhou por dez anos no Ministério da Agricultura, não como titular da pasta, mas como técnico.

Sem modéstia, Stephanes qualificou a si mesmo como "profissional". Ele já foi ministro dos ex-presidentes Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso.

- A grande marca que eu tenho é a seriedade e o presidente reconhece isso.

Stephanes fugiu, no entanto, de assuntos polêmicos, como reforma agrária, MST, e transgênicos. Sobre este, disse que já há uma lei e a seguirá. Quanto ao MST e à reforma agrária, afirmou que não falaria do assunto porque não tem a ver com sua pasta.

Ele também declarou que o fato de ter integrado governos oposicionistas a Lula não é problema.

- Sou do PMDB e o PMDB fez uma coalizão de governo, na qual acreditamos - disse.

Líderes aprovam indicação

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, gostou da indicação de Stephanes para o Ministério. "Acho que para o Paraná a indicação foi extremamente importante. Ele é uma pessoa que sempre foi um excelente gestor público, teve um grande desempenho como ministro da Previdência, secretário da Agricultura e Planejamento. Conhece de perto os problemas do nosso estado e tem condições perfeitas de fazer um excelente trabalho".

"Para nós, o importante é que ele é um profissional e faz as coisas acontecerem. Isso, para agricultura, é fundamental. Precisamos que sejam tomadas algumas medidas, pois precisamos da aprovação de projetos que beneficiem o agronegócio. Gostamos da indicação porque além de paranaense, ele ‘põe a mão na massa’".

Em relação à desconfiança de alguns membros da Comissão da Agricultura do Governo Federal sobre a indicação de Sthepanes – que não teria ligações estreitas com ruralistas - Koslovski acredita que tudo será resolvido em breve. "Na realidade houve uma reação natural da Comissão, mas com certeza ele conhece bem esses parlamentares e vai buscar diálogo para estabelecer um canal permanente com a comissão e tirar esse ranço que ficou da discussão da escolha do novo ministro. Temos certeza que eles terão a sensibilidade para ajudar o novo ministro".

Fetaep

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Muller, aprovou a o nome de Stephanes para o ministério da Agricultura. "Além de ser do Paraná, o que é bom para o estado, ele tem bastante conhecimento técnico e influência política. É mais um paranaense como ministro e assim vamos abrindo espaço político em Brasília", afirmou Muller, citando o ministro Paulo Bernardo do Planejamento.

Mesmo com as ações mais voltadas para o ministério do Desenvolvimento Agrário, a Fetaep aprova o nome do deputado federal paranaense como novo ministro da Agricultura.

A reportagem da Gazeta do Povo Online tentou contato pelo celular com o presidente da Federação de Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, para repercutir a indicação de Stephanes, mas não teve retorno das ligações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]