Balbinotti desiste de ser ministro da Agricultura
Antes de entrar para a reunião de líderes da base aliada, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), disse que o partido aguarda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolha o novo ministro da Agricultura nas próximas horas. Segundo ele, o PMDB apresentou ao presidente uma lista com três nomes: Eunício Oliveira (CE), Tadeu Filipelli (DF) e Waldemir Moka (MS).
O líder disse que o nome de Reinhold Stephanes (PR), ex-ministro no governo Fernando Henrique, não consta da lista, mas afirmou que, se o presidente Lula optar por ele, o partido não fará objeção. Henrique Eduardo Alves disse ainda que o partido está aberto a discutir novos nomes para a pasta, desde que sejam da bancada.
De acordo com o líder, o nome de Filipelli está crescendo por ele ser do Centro-Oeste e próximo do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, que hoje está na oposição. A indicação seria uma forma de tentar levar Roriz para a base aliada.
- Não vai ser uma conversa estressante com o presidente porque o que ele sugerir nós vamos conversar. Não há por que constranger o presidente. Estamos abertos a examinar novos nomes - afirmou o líder.
Henrique Eduardo Alves frisou que o novo ministro não tem que ser, necessariamente, do Paraná nem ligado ao governador Roberto Requião.
- Não tem que ser do Paraná - afirmou.
Com Marina Silva isolada, agenda ambiental de Lula patina antes da COP-30
Paraná e São Paulo lançam alternativas ao Plano Safra para financiamento do agronegócio
De Silveira a presos do 8/1: sete omissões da pasta de Direitos Humanos de Lula
Dino vira peça-chave para o governo em menos de um ano no STF