Brasília (Folhapress) O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB- PR), deu a entender ontem acreditar na possibilidade de que a lista de integrantes do suposto esquema do mensalão exista e que ele não entende porque ela não chegou à comissão.
"Queremos mais detalhes sobre essa diligência", afirmou o relator sobre a operação da Polícia Federal que apreendeu documentos no Banco Rural em Belo Horizonte.
A suposta lista foi anunciada nos corredores e gabinetes de Brasília como "explosiva".
Chegaram a citar números seriam 110 deputados e o próprio Serraglio dissera considerar "corrosivo" o seu conteúdo. Ao que tudo indica, entretanto, não há a tal lista nos documentos apreendidos no banco e entregues à CPI nesta semana.
Questionado se estava frustrado, Serraglio assentiu, mas afirmou: "Continuo achando que precisamos olhar mais". O deputado relatou que a Polícia Federal levou um dia para recolher os documentos em um depósito do banco após receber a informação de um tesoureiro do Rural dando conta de que a lista dos beneficiários pelo esquema estaria lá.
"Queremos mais detalhes sobre essa diligência. (...) Imagine: um cidadão (o tesoureiro do Rural) anuncia: Vocês vão lá nos depósitos que lá estão os documentos. Isso vazou para todo mundo. Aí, de repente, nessa coleta de dados não vem essa relação, não vem nada?", questionou Serraglio.
O deputado disse que a história será checada melhor para se confirmar se se tratava mesmo de uma "bomba" "ou de um traque".
Um dos subrelatores da comissão, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), defendeu que a CPI envie desde já nomes de parlamentares para que o Conselho de Ética da Câmara abra processo de cassação do mandato. Segundo o tucano, a intenção é acelerar os trabalhos naqueles casos considerados mais emblemáticos.
A idéia foi criticada, entretanto. "Como vou sugerir a cassação passando por cima da CPI do Mensalão", disse Serraglio se referindo à comissão específica para investigar o suposto esquema, que ainda não iniciou seus trabalhos.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais