Os senadores do Democratas, do PSDB e do PDT votarão na sexta-feira contra o parecer que pede arquivamento da representação por quebra de decoro contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no Conselho de Ética, informa Ricardo Noblat em seu blog. Mesmo com esta opos~ição, a maioria do Conselho deve aprovar o relatório de Cafeteira, que absolve Renan.
Sem ouvir testemunhas, o relator Epitácio Cafeteira (PTB-MA) propôs nesta quarta-feira ao Conselho de Ética o arquivamento da representação apresentada pelo PSOL. Cafeteira baseou o parecer em documentos mostrados por Renan, que nem sequer foram periciados, e alegou não haver provas que incriminem o parlamentar, acusado de ter despesas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, como também de ter usado laranjas para ocultar patrimônio. Segundo o relator, há um processo de difamação contra o Senado.
Após a leitura do relatório, vários parlamentares pediram vista ao parecer de Cafeteira. O presidente do Conselho, Sibá Machado (PT-AC), descartou a possibilidade de realização de audiências e concedeu 48 horas de vista coletiva, para que os senadores analisem o parecer antes de submetê-lo à votação nesta sexta-feira, às 10h.
No relatório, Cafeteira classificou a representação do PSOL como "lacônica e evasiva" por ter se baseado em matérias jornalísticas e não em provas. Considerou que Renan foi vítima de uma "devassa". No Blog do Noblat, confira os principais trechos do relatório .
- Fiquei debruçado por mais de setenta e duas horas sobre toda a vasta documentação e, ao final de uma busca terrível, não encontrei nada que pudesse provocar a abertura de processo contra o presidente do Senado - resumiu Cafeteira.
- A quem interessa esse clima de denuncismo, em que suspeitas e suposições são capazes de levar autoridades à execração pública e instituições ao descrédito?
O relator avisou que não alterará seu voto:
- Não mudo uma vírgula! Estou há três dias sem comer ou dormir direito. Não tive medo de assumir essa missão, embora saiba que amanhã a imprensa vá dizer que eu fiz uma pizza.
PSOL promete recorrer ao STF
Se o processo for arquivado, o PSOL promete recorrer ao Supremo Tribunal Federal. Vai apresentar mandado de segurança solicitando que o Conselho respeite o rito exigido numa investigação. Também deverá solicitar ao Ministério Público a abertura de investigação para apurar denúncias contra Renan.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”