O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira (2) que “nunca cometeu impropriedades” e que o senador Delcídio Amaral (PT-MS) “nunca” tratou com ele de nenhuma questão imprópria. A declaração foi dada ao comentar a anotação encontrada com o assessor do petista sobre o banqueiro André Esteves e uma emenda parlamentar. Ele disse que conhece André Esteves, mas que “não é de suas relações”. Apesar de Delcídio sempre estar acompanhado do chefe de gabinete, Diogo Ferreira, ambos presos na Lava Jato, Renan disse que não conhecia o assessor do colega petista.
“Nenhum fato vai me ligar jamais a nenhuma impropriedade, porque nunca cometi nenhuma impropriedade”, disse Renan.
Renan disse que sempre teve relações institucionais com Delcídio. “O Delcídio nunca tratou comigo de nenhuma impropriedade. Ele era líder do governo, tinha sempre relações comigo, mas nunca tratou comigo de nenhuma impropriedade. Esse Diogo não conheço, nunca vi, não sei nem quem é. Então, fica difícil falar sobre anotação de pessoas. O senador Delcídio sempre teve comigo – e com os outros líderes do Congresso – relações institucionais. E nunca passaram disso e não passariam porque eu jamais permitiria isso”, disse Renan.
Ao ser perguntado sobre Esteves, Renan deu uma pausa e respondeu: “Conheço, mas não é das minhas relações”.
O presidente do Senado, que também é investigado na Lava Jato, reiterou que està à disposição para dar novos esclarecimentos. “ Tenho me colocado sempre à disposição. O homem público tem que responder a qualquer pergunta que se faça. Tenho feito isso com a maior disposição, já prestei informações e, se for necessário, vou prestar de novo”, repetiu Renan.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos