O presidente do Senado, Renan Calheiros, divulgou nota na tarde desta quinta-feira negando ter apresentado qualquer declaração retificadora de imposto de renda à Receita Federal. Renan rebateu informação publicada pelo jornal Correio Braziliense nesta quinta-feira. A reportagem diz que a retificação foi feita após denúncias de que suas contas pessoais foram pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior. O senador teria omitido a posse de duas fazendas e parte de rendimentos de atividades rurais.
Na nota, o presidente do Senado garante que a informação é falsa e disse que os rendimento com atividades rurais já foram informados ao Senado. Esta seria, segundo Renan, uma obrigação anual dos parlamentares.
O corregedor do Senado, Romeu Tuma, afirmou que vai reavaliar, com a ajuda de técnicos da receita, os documentos entregues por Renan para comprovar que não precisava de ajuda para cumprir seus gastos.
Romeu Tuma confirmou por meio de sua assessoria que entre os documentos encaminhados pelo advogado de Renan, Eduardo Ferrão, está o comprovante de uma retificação, mas datada de 2004, referente ao ano-base de 2003. Tuma não identificou retificações recentes. O corregedor do Senado convocou reunião para a próxima segunda-feira para rever a documentação.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião