O presidente do Senado, Renan Calh e iros (PMDB-AL) irá criar uma comissão de sistematização entre os dias 1 e 17 de julho para votar todos os temas da reforma política até o recesso de julho. A ideia do peemedebista, é receber os textos aprovados pela Câmara na primeira semana de julho e agilizar prazos e discussões nesta comissão.
Renan defende mudanças em alguns temas aprovados pelos deputados, como a redução do mandato dos senadores dos atuais oito para cinco anos e dar maior transparência ao financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais.
“É importante que se dê transparência à atuação dos partidos, que agem de forma cartorial muitas vezes”, disse o presidente do Senado, defendendo a instituição de teto de contribuição das empresas aos partidos e também aos gastos das campanhas eleitorais.
Sobre o eventual veto da presidente Dilma Rousseff à fórmula 85/95 para a aposentadoria, aprovada pelo Congresso e que, na prática, substitui o fator previdenciário, Renan afirmou: “Vamos perseverar para que não vete. Se isso ocorrer, o presidente do Senado avalia que o Congresso discutirá com o governo alternativas antes do prazo de votação para eventual derrubada do veto”.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Deixe sua opinião