Depois de reunir-se com entidades de juízes na manhã desta terça-feira e sinalizar novamente que não pretender promulgar a emenda que cria quatro novo tribunais federais no país, o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, visita o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer.
O encontro está marcado para 19h30, na sede do STJ. Fischer, ao contrário do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, é favorável à criação dos TRFs e, nos bastidores, tem mostrado apoio à emenda. Para Fischer, não procede a tese de Barbosa de que apenas o Judiciário poderia enviar ao Congresso a proposta para a criação de novos tribunais. Segundo ele, a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também partiu de uma emenda do Legislativo.
Nesta manhã, Calheiros esteve reunido com o presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Nino Toldo, e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Renato Sant´Anna. Para eles, Calheiros disse que houve um "erro formal" de tramitação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que criou os tribunais.
Deixe sua opinião