Depois de reunir-se com entidades de juízes na manhã desta terça-feira e sinalizar novamente que não pretender promulgar a emenda que cria quatro novo tribunais federais no país, o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, visita o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer.
O encontro está marcado para 19h30, na sede do STJ. Fischer, ao contrário do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, é favorável à criação dos TRFs e, nos bastidores, tem mostrado apoio à emenda. Para Fischer, não procede a tese de Barbosa de que apenas o Judiciário poderia enviar ao Congresso a proposta para a criação de novos tribunais. Segundo ele, a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também partiu de uma emenda do Legislativo.
Nesta manhã, Calheiros esteve reunido com o presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Nino Toldo, e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Renato Sant´Anna. Para eles, Calheiros disse que houve um "erro formal" de tramitação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que criou os tribunais.
Avanço da direita na América Latina, com foco na segurança, sinaliza tendência para o Brasil
Moraes ligou seis vezes para Galípolo num dia para tratar de Banco Master, diz jornal
James Dyson fracassou 5.127 vezes – e foi por isso que venceu
Mendigos do espírito: o que o Natal nos ensina sobre humildade