Um milhão de assinaturas é o quanto a Igreja Apostólica Renascer em Cristo pretende recolher em abaixo-assinado passado entre as mais de três milhões de pessoas, estimadas pela organização, que participam nesta quinta-feira (7) da 15ª Marcha para Jesus, na Praça Heróis da FEB, na Zona Norte da capital paulista. A igreja é a organizadora do evento, que conta com a participação de outras 15 instituições evangélicas.
O documento será enviado ao casal de fundadores da Igreja Renascer, Estevam e Sônia Hernandes. Os dois estão nos Estados Unidos desde 9 de janeiro, quando foram presos ao tentar entrar com dinheiro não declarado no país. O abaixo-assinado é visto pelos integrantes da igreja em São Paulo como uma forma de demonstrar reconhecimento ao casal.
Em agradecimento antecipado, por volta das 16h20, Estevam e Sônia Hernandes apareceram no telão instalado ao lado do palco armado na Praça dos Heróis da FEB. Via satélite, da Flórida, onde estão sob liberdade assistida, eles pediram para os fiéis "invadirem as ruas, invadirem as casas", abrindo a boca e declarando que "Jesus é o Senhor do Brasil". O casal foi aplaudido pela multidão, aos gritos de "Apóstolo, eu te amo. Bispa, eu te amo".
A assessora da Marcha, Adriana Bernardo, afirma que o abaixo-assinado é uma maneira de mostrar aos Hernandes que eles ainda "são líderes e que fazem falta". Ela acrescenta, porém, que se os advogados do casal acharem que o documento tem algum valor judicial, eles poderão fazer o que quiserem com as assinaturas.
3 milhões
Por volta das 15h, a assessoria do evento confirmava que as expectativas da organização haviam sido cumpridas e que mais de três milhões de pessoas participavam da Marcha para Jesus ao longo do dia.
Em 2006, quando o evento foi realizado na Avenida Paulista, foram cerca de três milhões de pessoas reunidas. O acréscimo deste ano, a organização acredita, se deu por causa da integração de outras igrejas de grande porte ao evento, como a Assembléia de Deus e a Universal do Reino de Deus.
"São igrejas que reúnem um público muito grande e agora estão aqui conosco", conta Adriana Bernardo.
A Assembléia de Deus chegou a levar para a marcha o que chamou de "maior trio elétrico de Salvador" e foi responsável pela organização de outros 11 trios elétricos.
A união das igrejas foi responsável por trazer para a Zona Norte de São Paulo nesta quinta-feira 566 ônibus de 300 caravanas de várias partes do país. Os veículos ficaram estacionados em cinco bolsões de estacionamentos.
Famosos
E a união das igrejas trouxe também ao evento alguns famosos. A cantora e apresentadora baiana Gil também participou da festa. Seguidora da Igreja Batista há oito anos, esta foi a primeira vez que ela veio à Marcha para Jesus. "Acho maravilhoso. Glorificar a Deus. Isso aqui é alegria. Eu sempre digo que religião não salva ninguém, mas isso daqui mostra que as pessoas querem ser melhores. É uma corrente do bem."
Ao lado da apresentadora mirim Priscila Alcântara, Gil subiu ao palco para cantar. "Tem que cantar para o povo ter fé e esperança", disse Gil. O pagodeiro e ex-vocalista da banda Katinguelê Salgadinho também participou do evento.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro