Para o deputado estadual Rafael Greca (PMDB), o maior problema das novas concessões é a implantação de uma praça de pedágio entre Curitiba e Mandirituba. "O pedágio afetaria o sistema integrado da região metropolitana, com reflexos na tarifa. Além disso, também comprometeria a implantação de um futuro metrô". Greca destaca ainda que a implantação das praças afetaria a unidade política da região metropolitana e a ligação histórica da capital com Antonina e Morretes.
O deputado estadual José Domingos Scarpellini (PSB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, sustenta que a construção da praça no quilômetro 61 da BR-116 (próximo à entrada da Estrada da Graciosa) irá ferir os direitos constitucionais dos usuários e obstruir a estrada que é a única via de acesso ao litoral. Além disso, pediu a tarifa diferenciada para atender usuários da região metropolitana e manutenção e benfeitorias no perímetro urbano do trecho privatizado.
Também o deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB) lembra que os municípios de Mandirituba, Fazenda Rio Grande e Quitandinha seriam prejudicados com o novo pedágio. "Esses municípios estão integrado ao sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Curitiba, com os usuários podendo pagar uma tarifa diferenciada. O pedágio implicará aumento do preço da passagem, independentemente da política tarifária social praticada pela prefeitura de Curitiba."
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