Katia Brembatti (foto 1) e o fac-simile da capa do caderno de Vida Pública com a reportagem sobre o TJ (foto 2), premiada pela AMB| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo
Katia Brembatti (foto 1) e o fac-simile da capa do caderno de Vida Pública com a reportagem sobre o TJ (foto 2), premiada pela AMB
Veja o nome de alguns ganhadores

A jornalista Katia Brembatti, da Gazeta do Povo, venceu a categoria Regional Sul do 5º Prêmio AMB de Jornalismo com a reportagem "Falta de critérios para a escolha de desembargadores vira polêmica no TJ". A premiação, organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros, será dia 17, em Brasília.

CARREGANDO :)

A matéria vencedora, publicada em 31 de março no caderno Vida Pública, mostrava que a eleição por merecimentos dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná era definida por um jogo político. Isso contraria o texto constitucional, o qual determina que a escolha de um juiz para o cargo de desembargador seja objetiva e criteriosa. "Soubemos da situação por meio de uma fonte. Então, registrei em cartório qual seria o resultado da eleição, que foi exatamente o que tínhamos protocolado", conta Katia. Mais do que uma coincidência, a matéria mostrava que havia interresses no resultado da eleição. Um dos promovidos a desembargador era o único que tinha processos em atraso no momento da inscrição.

A reportagem não conseguiu mudar o resultado da eleição, mas levantou a questão sobre os critérios de escolha dos desembargadores do TJ, que foram criticados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Com esse prêmio, a AMB legitima a matéria. Espero que com isso alguma coisa mude no TJ e os juízes que mais trabalham passem a ser reconhecidos."

Publicidade

Ao todo, 271 trabalhos de todo o país concorreram em uma das cinco categorias do prêmio: Geral, Nacional, Regional, Associações Filiadas e Mude um Destino. Além das reportagens do veículos impresso, também foram avaliadas materias de tevê, rádio e internet.