A jornalista Katia Brembatti, da Gazeta do Povo, venceu a categoria Regional Sul do 5º Prêmio AMB de Jornalismo com a reportagem "Falta de critérios para a escolha de desembargadores vira polêmica no TJ". A premiação, organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros, será dia 17, em Brasília.
A matéria vencedora, publicada em 31 de março no caderno Vida Pública, mostrava que a eleição por merecimentos dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná era definida por um jogo político. Isso contraria o texto constitucional, o qual determina que a escolha de um juiz para o cargo de desembargador seja objetiva e criteriosa. "Soubemos da situação por meio de uma fonte. Então, registrei em cartório qual seria o resultado da eleição, que foi exatamente o que tínhamos protocolado", conta Katia. Mais do que uma coincidência, a matéria mostrava que havia interresses no resultado da eleição. Um dos promovidos a desembargador era o único que tinha processos em atraso no momento da inscrição.
A reportagem não conseguiu mudar o resultado da eleição, mas levantou a questão sobre os critérios de escolha dos desembargadores do TJ, que foram criticados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Com esse prêmio, a AMB legitima a matéria. Espero que com isso alguma coisa mude no TJ e os juízes que mais trabalham passem a ser reconhecidos."
Ao todo, 271 trabalhos de todo o país concorreram em uma das cinco categorias do prêmio: Geral, Nacional, Regional, Associações Filiadas e Mude um Destino. Além das reportagens do veículos impresso, também foram avaliadas materias de tevê, rádio e internet.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético