Parlamentares, magistrados e representantes de setores econômicos do Paraná se reúnem a partir das 11 horas desta terça-feira (25) na Câmara dos Deputados, em Brasília, para reivindicar a concretização da Emenda Constitucional 73/13, que estabelece a implantação de quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRFs) no país, sendo um deles com sede em Curitiba.
O ato foi motivado depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) enviou ao Congresso um projeto determinando a ampliação do número de juízes nos TRFs do país, inclusive o da 4ª Região responsável pelas demandas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e que ameaça a criação do TRF paranaense. Isso porque, segundo o próprio STJ, a ampliação do quadro de juízes já daria conta de suprir a necessidade do Judiciário de segunda instância nos três estados do Sul, sem que fosse preciso criar uma nova regional em Curitiba.
De acordo com o juiz Anderson Furlan, presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), além de parlamentares e magistrados do estado, também deverão comparecer no ato representantes do G7, grupo que reúne as principais entidades representativas setor produtivo do Paraná (Faep, Fecomercio, Fetranspar, Faciap, Ocepar, ACP e Faciap). A intenção é trocar ideias com os políticos da Câmara dos Deputados e discutir estratégias que possam viabilizar a criação dos TRFs nos quatro estados previstos pela Emenda Constitucional: Paraná, Bahia, Minas Gerais e Amazonas. Atualmente, o STJ vê como viável a criação de novos TRFs apenas nestes dois últimos estados.
O grupo também pretende discutir pessoalmente a implantação dos tribunais com o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), provável eleito para assumir a presidência da Câmara em 2015 e 2016. "Ele está para ser escolhido presidente e, se for, é ele quem vai definir a pauta nos próximos dois anos. Precisamos deste comprometimento e queremos sim fazer uma negociação política com ele e com os demais parlamentares", explicou Furlan.
O projeto de lei apresentado pelo Superior Tribunal de Justiça ao Congresso Nacional pede a criação de 82 novos cargos de juízes federais, sendo 12 para o TRF da 4ª Região.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião