O governador Roberto Requião (PMDB) e o prefeito Beto Richa (PSDB) anunciam hoje pela manhã um pacote de obras para Curitiba que serão realizadas em parceria entre os governos estadual e municipal. O anúncio será feito na prefeitura, com a presença de Requião. Além da questão das obras, o evento ganha importância com a presença do governador na prefeitura, uma vez que os dois foram adversários políticos durante as eleições e PMDB e PSDB ainda tendem a enfrentar-se nas urnas em 2006.
A parceria entre estado e prefeitura já vem sendo realizada na área de segurança pública, com as operações integradas nos locais da capital com maiores índices de violência, como na Vila Torres, por exemplo. A Secretaria de Segurança faz arrastões e a prefeitura entra na seqüência oferecendo serviços para as populações carentes.
Também na área de Segurança Pública, os dois governos vêm desenvolvendo projeto em conjunto para o treinamento da guarda municipal. Além dos guardas serem treinados pela Polícia Militar na Academia do Guatupê, as duas corporações vêm definindo as funções de cada uma.
Na pauta da reunião de hoje estão ações nas áreas de saúde, viária e cultural. O prefeito vai discutir com o governador o projeto do novo anel viário, que irá abranger as ruas Desembargador Motta, Brasílio Itiberê, Ubaldino do Amaral, 7 de Abril, Augusto Severo, Campos Sales, Lysimaco Ferreira da Costa, Teffé e Júlio Perneta.
Também será estudada a disponibilidade de recursos para outras obras viárias, como asfalto e recapeamento, que irão atender as demandas da população. O objetivo é a execução de pelo menos duas obras por Regional.
Na área de Saúde, prefeito e governador vão tratar de novos postos e unidades 24 horas na Regional da CIC, inaugurada este ano. Outra obra na pauta do encontro é a restauração do teatro Novelas Curitibanas.