• Carregando...

Região Sul

R$ 100 milhões para criar nova companhia

Ao mesmo tempo em que extingue fundos com funções sociais e de me­­lhoria da infraestrutura do estado, o governador Roberto Requião quer destinar R$ 100 milhões para uma sociedade anônima de capital fechado. O projeto de criação da Companhia de Desenvolvimento do Extremo Sul foi enviado ontem à Assembleia, mas não traz detalhes sobre qual seria o trabalho do novo órgão na prática. De acordo com a justificativa do governo, a companhia irá propor e elaborar estudos para que os estados do Sul e o Mato Grosso do Sul ajam de forma conjunta diante de problemas comuns. O projeto prevê ainda que o BRDE providenciará aporte de pessoal e infraestrutura para a companhia, mas não especifica se haverá contratação de funcionários. (KC)

O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), pretende extinguir seis fundos especiais que estão sem dinheiro há pelo menos três anos. Ele enviou ontem à As­­sembleia Legislativa um projeto para acabar com o Fundo Estadual Antidrogas, Fundo de Finan­­cia­­mento para Água e Esgotos, Fundo de Conservação Rodoviária, Fundo em Defesa dos Interesses Difusos, Fundo de Investimentos em Cré­­dito Produtivo Popular e o Fundo de Terras. Eles serão extintos por meio da revogação das leis de criação de cada um.

Um deles – o Fundo Estadual Antidrogas – foi criado durante a própria administração de Roberto Requião, em 2005. Tinha por finalidade destinar recursos para aplicação em programas de combate e prevenção ao consumo de drogas em todo o Paraná. Mas o fundo nunca funcionou.

Na Assembleia, nenhum deputado governista soube explicar por que Requião está propondo a extinção dos fundos. A reportagem também não conseguiu contactar ninguém no governo para que pudesse comentar o envio do projeto ao Legislativo.

Porém, desde 2007 o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC) vinha fazendo ressalvas nas prestações de contas do governo para que o estado destinasse os recursos previstos em lei para vá­­rios fundos ou então que os extinguisse. Essa recomendação de acabar com os fundos já constava do relatório do TC das contas do governador referentes a 2008 – o último ano analisado pelo órgão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]