Roberto Requião (PMDB) toma posse amanhã como governador do Paraná pela terceira vez. A cerimônia terá início às 9 horas, na Assembléia Legislativa, onde apenas 270 pessoas poderão acompanhar a festividade.
Dar continuidade às políticas sociais e priorizá-las será o tema do discurso do governador. Novos investimentos em saúde, educação e recuperação de estradas também estão entre as ações públicas que serão anunciadas para os próximos quatro anos.
Logo após a posse, o governador atravessa a Praça Nossa Senhora de Salete em direção ao novo prédio do Centro Cívico, o antigo fórum inacabado. Lá será recebido com pompas e circunstâncias e honras militares.
Ainda no prédio recém-reformado, Requião cumprirá o protocolo e dará posse aos secretários de governo da Casa Civil, Rafael Iatauro; da Casa Militar, tenente-coronel Anselmo de Oliveira; e da Justiça, Jair Braga. O restante do secretariado não deverá ser anunciado durante a cerimônia.
O governador visita ainda o sexto andar do edifício, onde ficará seu gabinete pelos próximo dois anos. O Palácio Iguaçu, onde fica a atual sede do governo, entra em fase de vistoria para futura reforma.
Mesmo oferecendo um café da manhã para cerca de 50 convidados, o evento promete ser rápido. Requião embarca às 13 horas para Brasília. Ele pretende acompanhar a posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir das 16 horas.
Investimento
Os gastos com a posse do governador Roberto Requião serão modestos, segundo Gisele Gulin Ribeiro, secretária-chefe do Cerimonial do governo. "O governador não gosta muito de grandes gastos. Ele quer tudo rápido e simples. E também logo em seguida viaja a Brasília para a posse do presidente", disse.
Além de oferecer um café da manhã para alguns convidados, o governo do estado terá gasto apenas com a montagem de uma tenda, que ficará no estacionamento do novo prédio do Centro Cívico, onde os secretários de governo assinarão o termo de posse. A opção pela tenda, que tem capacidade para abrigar cerca de 2 mil pessoas, ocorreu devido a questões climáticas, como sol forte ou possibilidade de chuva. No mercado, o aluguel de uma cobertura desse tipo, montada em blocos de até 12 x 12 metros, custa em torno de R$ 8 mil. Nesta época do ano, o aluguel de uma tenda com essas dimensões, que suporta sob ela até 300 pessoas, fica em R$ 1 mil.
Aproximadamente 6 mil pessoas, entre autoridades e parentes, foram convidadas para a cerimônia no prédio novo. Estão na lista todos os deputados federais em mandato ou eleitos, assim como os estaduais, secretários estaduais, desembargadores, os presidentes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e do Legislativo, o arcebispo metropolitana de Curitiba, Moacyr Vitti, os prefeitos e vereadores do Paraná e todos os governadores dos 26 estados da federação e o do Distrito Federal, como manda o protocolo.
Participação
O PMDB de Curitiba está preparando ainda o que alguns estão chamando de posse-popular. Cerca de 5 mil cidadãos, que não foram oficialmente convidados para a posse, vão ficar próximos ao local e aguardam um discurso de Roberto Requião para o povo. Tudo, segundo os peemedebistas, com transmissão ao vivo da Paraná Educativa.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião