A decisão sobre a implementação das novas regras para o uso da cota de passagens aéreas que cada deputado tem direito mensalmente deve ser decida nesta terça-feira (28), após reunião entre líderes partidários e o presidente da Câmara deputado Michel Temer (PMDB-SP).
Temer e os líderes partidários analisam a forma como as alterações serão implementadas. Elas podem passar a vigorar por meio de ato sumário da Mesa Diretora ou por intermédio de projeto de resolução votado em plenário. A reunião é realizada na residência oficial do presidente da Câmara.
Após anunciar as mudanças, entre elas a de que a cota só poderia ser usada para emissão de bilhetes aos próprios deputados e em viagem nacionais, Temer recuou diante da reclamação de vários parlamentares. Os insatisfeitos reivindicavam a possibilidade de comprar bilhetes com recursos da Câmara também para familiares.
na segunda-feira (27), Temer afirmou que a decisão poderá ser tomada pela Mesa, sem a necessidade de votação pela Casa. "É muito provável que não seja necessário levar [a proposta] ao plenário. Se todos os líderes estiverem de acordo que se faça por ato da Mesa, não levarei ao plenário", disse o presidente.
Ele alertou, porém, que, se for necessário, as novas regras passarão por votação aberta. Não tenho nenhuma preocupação. Noto que a grande maioria, senão a quase unanimidade, é favorável à resolução que expedimos [novas regras de passagens], explicou.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião