O jornal Folha de S.Paulo errou ao afirmar no último domingo que a maioria dos eleitores de Marina Silva (PSB) migram para a presidente Dilma Rousseff (PT) em um cenário em que a ex-senadora não aparece na disputa à Presidência, segundo o Datafolha. A informação havia sido repercutida por diversos veículos, inclusive a Gazeta. Ontem, a Folha corrigiu a informação e apontou que, na verdade, 32% dos eleitores de Marina optam por Eduardo Campos (foto) quando ela não está na disputa. Campos seria então quem herdaria a maior fatia das intenções de voto da ex-senadora. Ele comemorou ontem a revisão.
Aliás...
Mas se o candidato do PSDB for o ex-governador José Serra, ele é o preferido dos "marineiros" com a ex-senadora fora da disputa. Quando ele aparece na consulta, no lugar de Aécio Neves, fica com 33% dos que declaravam voto em Marina. A pesquisa foi realizada na sexta-feira e ouviu 2.517 eleitores em 154 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.
Voto impresso
O fato de o Brasil ser o único país sem a confirmação impressa individual do voto foi criticado ontem em audiência na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado. Segundo a Agência Brasil, especialistas convidados disseram que o programa usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não é seguro e defenderam que o processo eleitoral tenha um mecanismo que também confirme em papel a escolha do eleitor no momento da votação.
O número
6 milhões é o total de eleitores de 24 estados e do Distrito Federal que haviam passado pelo recadastramento biométrico até o dia 10 deste mês. Segundo o TSE, o total corresponde a cerca de 45% dos 13,3 milhões de eleitores convocados para o recadastramento. No Paraná, mais de 81% dos eleitores da meta passaram pela biometria da Justiça Eleitoral.
Eleição nos TJs
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto que muda o processo de eleição para a presidência dos Tribunais de Justiça (TJs). Pela proposta, os juízes de primeira instância também participarão do processo de escolha.
Cartazes anticorrupção
Vão até o domingo as inscrições para o Concurso Cultural de Cartazes Anticorrupção, uma iniciativa que precede o Fórum Transparência e Competitividade, que irá vai discutir o papel das empresas no combate à corrupção. O fórum ocorre em Curitiba nos dias 5 e 6 de novembro. Mais informações em www.naopodepassarembranco.com.br.
Pinga-fogo
"Meus amigos da imprensa, donos de jornais e de TVs... todos ganharam muito dinheiro em meu governo e nunca me deram trégua."
Lula, ex-presidente.
Colaborarou: Bruna Maestri Walter.