Uma reportagem publicada nesta terça-feira (24) na edição on-line em inglês da revista alemã "Der Spiegel" analisa a evolução econômica do Brasil nos últimos anos e diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o "pai dos pobres".
Segundo a revista, que narra a chegada do presidente a uma pequena cidade no sertão do Piauí, Lula é adorado pela população como uma estrela, e está em uma missão para transformar o país em uma das cinco maiores economias do mundo, mas ainda enfrenta problemas.
A infância pobre de Lula no nordeste é lembrada pela "Spiegel", que diz que o presidente agora viaja de helicóptero e carros blidados com escolta da polícia, mas que o povo não se importa. "Ele chegou ao topo, dizem, então porque não pode aproveitar o sucesso?", diz a reportagem, citando entrevistados.
O desenvolvimento econômico do Brasil é descrito como uma razão para considerar o país uma estrela entre os países em desenvolvimento. A revista registra os avanços recentes no comércio internacional e na relação com o FMI.
Os principais problemas apontados no país dizem respeito à burocracia. "Será que a falta de energia elétrica que atingiu grande parte do país há duas semanas é um sinal de alerta de que o país mordeu mais de que consegue mastigar?", pergunta o texto. Segundo ele, a modernização da infraestrutura no país está acontecendo, mas de forma lenta. A revista diz ainda que o país não teve muito sucesso no combate à criminalidade.
A ministra Dilma Roussef é descrita como a escolhida de Lula para sucedê-lo. a "Spiegel" relata que ela estava junto com o presidente na viagem pelo Nordeste. "O presidente a puxa para seu lado quando caminha até o microfone, e menciona seu nome repetidas vezes. Poucas pessoas na região sabem quem ela é", diz a reportagem.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião