Meio Ambiente
Cheida é confirmado e atual secretário vai para a Copel
Da Redação
O governador Beto Richa (PSDB) confirmou ontem oficialmente o convite para o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) assumir a Secretaria do Meio Ambiente. A data da posse, porém, ainda não foi agendada. O atual secretário de Meio Ambiente, Jonel Iurk, deve ser remanejado para uma diretoria da Copel. A manutenção de Iurk no governo garante espaço para o PP, partido ao qual ele é ligado.
Pesquisa Ibope aponta que a gestão do governador do estado, Beto Richa (PSDB), é aprovada por 73% dos paranaenses. O levantamento, encomendado pela Associação dos Diários do Interior do Paraná (ADI) e divulgado na terça-feira, revela ainda que 18% da população do estado reprova a administração do governador. Os demais 9% não souberam responder.
De acordo com o Ibope, 76% das pessoas consultadas disseram que votariam em Richa na disputa pelo governo do Paraná em 2014, quando o tucano deve tentar a reeleição. Na avaliação pessoal, Richa recebeu nota 8 (numa escala de 0 a 10).
Apesar de a avaliação positiva de Richa ser de 73% na média do estado, o Ibope revela um desequilíbrio na imagem dele entre os eleitores da capital e das cidades do interior. Enquanto Richa conseguiu índices de até 91% de aprovação no Noroeste, em Curitiba 57% dos entrevistados aprovaram o seu mandato uma diferença de 34 pontos porcentuais. A capital é a região do estado onde o governador tem o pior resultado.
O cientista político Fabrício Tomio, da UFPR, avalia que a população do interior tem a sensação de depender menos diretamente da administração estadual. "A capital pode ter demandas mais complexas direcionadas ao governo do estado, como obras, tarifa do ônibus, segurança, etc", diz ele. Além disso, avalia Tomio, a campanha eleitoral em Curitiba no ano passado pode ter impactado negativamente na imagem de Richa, muito ligada à do ex-prefeito Luciano Ducci. Como Ducci foi muito criticado pelos oponentes, Richa também se desgastou.
O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, também coloca como principal peso na avaliação de Richa em Curitiba o reflexo do período eleitoral. "Isso mostra a importância do Gustavo Fruet [PDT] na eleição para governador. Se Fruet for bem [na prefeitura], Richa pode ter dificuldade na reeleição, no caso de os dois estarem em lados opostos na disputa ao Palácio Iguaçu."
Áreas críticas
A pesquisa apontou também quais as áreas do serviço público são as mais problemáticas para os paranaenses. A saúde foi o item pior avaliado, e foi eleita como área problemática por 33% dos entrevistados. A segurança vem logo em seguida, com 21%. Em terceiro lugar aparece a educação, que somou 10% das citações negativas.
O levantamento do Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 16 e 22 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.