O deputado estadual Rui Hara (PSDB) assume na segunda-feira a Secretaria de Governo da prefeitura de Curitiba, no lugar de Maurício Sá De Ferrante, que vai para uma nova secretaria, de Projetos Estratégicos. A mudança foi anunciada ontem pelo prefeito Beto Richa, durante uma reunião com a equipe de secretários.

CARREGANDO :)

Na reunião, Richa ainda anunciou a saída do diretor da Diretoria de Trânsito (Diretran), Gilberto Foltran, que teria pedido demissão. No lugar dele, assumirá Rosângela Batistella, que hoje é gerente de tráfego do órgão.

Hara era cotado para assumir uma pasta na prefeitura desde o fim do ano passado. Mas, como suplente de deputado, assumiu neste ano uma cadeira na Assembléia no lugar de Nélson Garcia, que foi para a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, do governo Roberto Requião. Se Hara saísse da Assembléia, abriria lugar para Miltinho Pupio, tucano de bico-vermelho, como são chamados os simpatizantes de Requião. Com este impasse, Hara permaneceu na Assembléia. Mas Pupio acabou assumindo no lugar de Luiz Fernandes Litro (PSDB), que está de licença médica.

Publicidade

Hara já foi secretário municipal de Assuntos Metropolitanos de 2005 até abril do ano passado, quando saiu para disputar a vaga de deputado. Ele assume agora um dos principais postos da administração municipal, responsável, entre outras coisas, pela articulação política entre a prefeitura e os vereadores. "Estou assumindo para ajudar a administração municipal", disse Hara, sem querer fazer mais comentários sobre as mudanças na prefeitura.

O líder do prefeito na Câmara, Mário Celso Cunha (PSDB), e o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), disseram ter sido surpreendidos com a mudança, já que Ferrante estava desempenhando bem o papel e não havia rumores da saída dele do cargo. Como ex-vereador, Hara tem um bom conhecimento das causas dos vereadores.

Maurício De Ferrante vai assumir uma das quatro secretarias especiais que foram autorizadas pela Câmara Municipal junto com a criação da Secretaria do Trabalho, em abril. Ao todo a prefeitura pode ter seis secretarias extraordinárias, que devem ser criadas com função e tempo determinados, de acordo com a lei. Já estão em funcionamento duas, a de Planejamento e a de Relações Internacionais e Cerimonial. Ferrante está na Secretaria de Governo desde o início do mandato de Beto Richa. Em 2003 e 2004 foi procurador-geral do município de Curitiba, na gestão Cassio Taniguchi. Na nova secretaria, ele será responsável pela implantação das Parcerias Público-Privadas (PPPs) no município.

Em matéria divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura, Richa comentou a mudança. "A administração municipal só tem a agradecer ao excelente desempenho de Maurício Ferrante e do coronel Foltran nas funções que exerceram até agora. Eles estão sendo substituídos por pessoas da mais alta competência e que somarão positivamente ao nosso trabalho em prol da cidade", disse Richa.

No lugar de Hara na Assembléia, pode assumir Luiz Malucelli Neto, na vaga de Litro, que a princípio reassume em agosto, mas que poderá estender a licença saúde.

Publicidade