Na prefeitura de Curitiba, os e-mails endereçados ao gabinete do prefeito Beto Richa atingem uma média mensal de 500 mensagens. No primeiro ano de mandato, em 2005, foram 2.824 e-mails. Esse número subiu para 6.347 mensagens no ano passado um crescimento de 124,75%.
A maior parte das correspondências, cerca de 30%, fala sobre questões relacionadas à pavimentação de ruas. Na sequência, aparecem questionamentos sobre segurança pública (20%), pedidos de informação sobre serviços da prefeitura (15%) e comentários diversos com críticas, elogios e sugestões (15%). O restante das mensagens (20%) diz respeito a assuntos gerais, incluindo saúde, educação, transporte urbano e sinalização de ruas.
Segundo a assessoria da prefeitura, no mesmo dia em que cada e-mail é enviado a administração municipal encaminha uma resposta automática ao cidadão confirmando o recebimento da correspondência.
Encaminhamento
Se houver necessidade de esclarecimentos técnicos, um dos assessores do prefeito repassa o e-mail à secretaria que trata do assunto.
Já no caso de a mensagem tratar de assuntos exclusivamente ligados a Beto Richa, o próprio prefeito responde ao e-mail de acordo com a disponibilidade de sua agenda de trabalho. Foi o que aconteceu no início de abril, quando uma senhora que vive no entorno da praça Generoso Marques pediu a ele uma lembrança do Paço Municipal antiga sede da prefeitura , que acabava de ser restaurado. Dias depois, recebeu como recordação a chave simbólica do prédio.
O prazo médio para que a resposta seja enviada ao cidadão, segundo os assessores, é de três dias. Os e-mails encaminhados pela Gazeta do Povo, porém, demoraram nove dias para serem respondidos.
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