O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), trocou novamente o procurador-geral do estado. Ubirajara Gasparin foi nomeado nesta segunda-feira para a função. Ele substitui Marisa Zandonai e se torna o terceiro ocupante do cargo nos últimos 6 meses. A informação da troca foi confirmada pela assessoria de imprensa do governo.
Funcionários da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a própria assessoria informaram que Gasparin já trabalhava no novo posto na manhã de ontem. A PGE é um órgão que funciona como uma espécie de "advocacia do estado", sendo responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do governo estadual.
O gabinete do governador Beto Richa informou que a motivação da mudança na procuradoria foi uma questão interna do governo, que não será detalhada. A troca teria ocorrido por uma "necessidade administrativa" que teria sido identificada pelo governador. Na versão do governo, tudo teria ocorrido "de maneira tranquila" e Richa sempre teria elogiado o trabalho de Marisa Zandonai.
Gasparin é o quinto ocupante do cargo de procurador-geral do estado desde o início do governo de Richa, em janeiro de 2011. O primeiro ocupante da função foi Ivan Bonilha, antigo colaborador de Richa que hoje é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
Depois, o posto ficou com Júlio César Zem. A terceira no cargo foi Jozélia Nogueira, que deixou a PGE para ser nomeada secretária de Fazenda - função que ocupou até a semana passada. Marisa Zandonai foi a quarta procuradora-geral.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião