Pesquisadores ouviram 600 curitibanos
O 5.º Ranking de Excelência Administrativa e o 1.º Ranking da Excelência Política, do Instituto Brasmarket, foram feitos por meio de pesquisa realizada entre os dias 7 e 8 de abril, com 600 entrevistas em cada capital. De acordo com o instituto, o grau de confiança do resultado é de 95,5% e a margem de erro, de 4%. O primeiro ranking dentre as capitais incluiu as três do Sul. Nas próximas semanas, serão apresentados os desempenhos dos gestores das outras capitais.
O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), foi considerado o melhor em excelência administrativa dentre os três prefeitos de capitais da Região Sul em pesquisa de opinião feita pelo Instituto Brasmarket, no início deste mês. Beto Richa destaca-se pela administração pública, porém, deixa a desejar em sua imagem pessoal. O prefeito mais carismático e que, pela percepção popular, tem mais qualidades pessoais nas capitais do Sul é Dário Berger, de Florianópolis.
A sondagem de opinião foi feita para avaliar a capacidade e o desempenho de cada secretaria e o serviço público municipal, a qualidade da comunicação das ações desenvolvidas e a demanda social em relação a cada área.
O prefeito de Curitiba é o mais bem avaliado nos trabalhos desenvolvidos nas áreas de administração, saúde, finanças, meio ambiente, indústria e comércio, turismo, trânsito, obras, transporte e habitação. Porém, as ações de comunicação da prefeitura de Florianópolis são melhores do que as da administração de Curitiba e de Porto Alegre: os moradores da capital catarinense lembram mais do que os curitibanos e porto-alegrenses das obras e realizações da prefeitura. De acordo com o presidente do Instituto Brasmarket, Ronald Kuntz, essa resposta mede justamente o trabalho da Secretaria de Comunicação, responsável por divulgar as ações da prefeitura.
As realizações das secretarias da Educação, Abastecimento, Assistência Social, além de áreas de limpeza pública e iluminação, são aquelas em que a prefeitura de Florianópolis tem mais destaque do que as outras duas capitais.
O instituto também mediu a imagem do governante. "Um bom governo depende dos programas e obras, o que vai investir em cada área. Mas conceitos de sensibilidade social e honestidade são importantes. A imagem do governante é um elemento fundamental", diz Ronald Kuntz.
Nesse quesito, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PPS), foi considerado o mais empenhado no combate à corrupção e o mais honesto. Beto Richa é tido como um prefeito que se empenha mais no combate ao desemprego e nos incentivos ao progresso e desenvolvimento da cidade. Mas Dário Berger, de acordo com as respostas, é o que tem mais capacidade pessoal, sensibilidade para questões sociais, energia e capacidade de comando, além de ser o mais simpático entre os três. No balanço final, Beto Richa ficou na frente no ranking de excelência administrativa e Berger em excelência política.
A pesquisa e o ranking nacional, de todas as capitais, será divulgada em algumas semanas. Mas Kentz já adianta que que Curitiba vai se destacar. "Pela primeira vez uma capital da Região Sul aparece muito bem nacionalmente", diz o presidente do instituto, que faz esse tipo de avaliação desde 1994.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião