O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, vai a Brasília nesta quarta-feira para participar de um evento nacional do PMDB e registrar sua candidatura na prévia que escolherá o candidato do partido à presidência da República. Em pesquisa divulgada neste domingo, o Ibope aponta Rigotto como líder da primeira pesquisa de intenção de voto para o Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.
Rigotto, que não assume a candidatura à reeleição e pretende concorrer à presidência, lidera nos três cenários da pesquisa estimulada nos quais é apontado como candidato à reeleição. Na estimulada os entrevistados recebem um cartão com os nomes dos concorrentes. O governador é também o mais citado na pesquisa espontânea.
Nas outras duas simulações, nas quais Rigotto não participa, dois ex-governadores - Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT) - figuram no topo das preferências.
O Ibope também mediu a avaliação dos gaúchos em relação à atual gestão. Segundo a pesquisa, Rigotto levou nota média 5,7 - a mesma apontada em pesquisa do Cepa-UFRGS divulgada em dezembro.
O Ibope ouviu 1.008 eleitores de 62 municípios gaúchos entre os dias 8 e 12 de janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 40030/2006.
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; assista ao Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”
Deixe sua opinião