Cerca de oito mil agricultores do Piauí fizeram uma romaria no fim de semana para pedir chuva na região do semi-árido do estado. No município de Francinópolis, que fica a 184 quilômetros de Teresina, a estiagem castiga o rebanho bovino - faltam pasto e água para o gado. Muitos animais estão morrendo.
O criador Francisco dos Santos, temendo os efeitos da estiagem prolongada, vendeu metade do rebanho que possuía. "Tinha 60 animais e vendi 30 por menos da metade do valor", conta.
A seca também afetou o abastecimento de carne no município. Muito abaixo do peso, os animais não servem para o abate. "A gente matava 15, 16. Agora passou para 10, 9", revela o comerciante Ribamar Souza.
Cento e trinta e sete municípios do Piauí decretaram situação de emergência. Cerca de um milhão de pessoas sofrem com os efeitos da seca. O homem do campo decidiu recorrer à ajuda divina para pedir a volta da chuva ao sertão.
A concentração foi em Santa Cruz dos Milagres. Fiéis de 70 cidades participaram da romaria. Cada comunidade chegava trazendo a imagem do santo padroeiro.
A romaria percorreu dois quilômetros em pleno semi-árido. Durante o percurso, um apelo através de orações e cânticos.
Aos 60 anos, o romeiro Almir Abreu encarou o sacrifício; a esperança é ver dias melhores no sertão. "Vim até Santa Cruz para pedir a Deus mandar chuva para os bichinhos e para nós".
"Tudo que a gente pede com fé, nosso senhor Jesus Cristo, com a intercessão da Santa Cruz, vai nos ajudar", confia a dona de casa Lúcia Costa.