Atualizado em 20/11/2006, às 18h30
O congestionamento é grande nos principais aeroportos do país nesta segunda-feira, feriado municipal em algumas cidades brasileiras, devido ao Dia Nacional da Consciência Negra. Os passageiros enfrentam atrasos de mais de dez horas em algumas capitais. Segundo a Aeronáutica, o rompimento de um cabo de fibras óticas em Curitiba, causado pelo mau tempo, teria afetado os equipamentos que controlam os aviões no Sul do país, com reflexo em aeroportos de outras regiões.
Nesta segunda-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) começou uma auditoria operacional na Infraero, no Ministério da Defesa e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para investigar as causas da crise.
De acordo com boletim da Infraero, divulgado pouco depois das 17h, 543 vôos, ou 42,7% dos 1.270 programados para esta segunda-feira, sofreram atrasos superiores a 45 minutos. Se considerados os atrasos acima de 30 minutos, o percentual sobe para 46,1%, ou 586 vôos. Com os atrasos acima de 15 minutos, o percentual sobe para 51,3%, ou 651 vôos.
A Infraero considera a minutagem de 45 minutos a que melhor expressa os atrasos da aviação comercial e argumenta que atrasos de 15 a 30 minutos são considerados aceitáveis na rotina de vôos.
Em Curitiba, passageiros do vôo 1956 da Gol chegaram a invadir a pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, por volta das 9h30m, para protestar contra o atraso de mais de dez horas em um vôo que seguiria de Curitiba para Congonhas, em São Paulo. O grupo de 80 passageiros só deixou o local após a chegada de agentes da Polícia Federal.
Em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do país, os vôos estão tendo atrasos médios de uma hora, e as companhias aéreas estão sendo obrigadas a cancelar vôos da ponte aérea Rio-São Paulo. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, 37 vôos registraram atraso nesta manhã.
No Rio, um vôo para Buenos Aires saiu 16 horas depois do horário previsto do Aeroporto Internacional Tom Jobim, onde já foram registrados 23 atrasos e 20 cancelamentos. O tempo médio de espera dos passageiros supera duas horas. Durante a madrugada, o atrso chegou a cinco horas. No Santos Dumont, cinco vôos estão atrasados (entre chegadas e partidas) em até uma hora, desde as 10hs. Outros três, foram cancelados até o momento.
Passageiros aguardam sentados no chão no aeroporto de Brasília - Givaldo Barbosa/O Globo
Em Brasília, 34 vôos já apresentaram atrasos, 21 chegando à capital e 13 partindo do aeroporto internacional. Um vôo que saria às 23h de domingo para São Luís só deixou Brasília às 6h50m desta segunda.
Em Recife, o Aeroporto Internacional de Guararapes registrou oito atrasos de cerca de 40 minutos durante a madrugada.
Em Porto Alegre, os passageiros aguardam até quatro horas para embarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Nesta manhã, 34 vôos estavam fora do horário.Aeronáutica cria rota alternativa
O Comando da Aeronáutica criou uma rota alternativa para os vôos que partem da região Sul e Sudeste em direção ao Nordeste. Em vez de passar pelo interior do país, os aviões seguem pelo litoral e ficam sob a responsabilidade de controladores de vôo de outras regiões. A nova rota, disponível desde domingo, ainda não precisou ser usada.
Inquérito vai investigar operação-padrão
A Aeronáutica abriu inquérito Policial Militar (PM) para verificar se houve ação criminosa na operação-padrão dos controladores de vôo, que desde o início do mês provocou atrasos e cancelamentos em todo o país.