A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber votou nesta quinta-feira (27) pela condenação de 12 réus do mensalão -- sendo que 10 foram pelo crime de corrupção passiva e 9 por lavagem de dinheiro. Ela acompanhou o voto do relator Joaquim Barbosa, que considerou culpados os acusados ligados ao PTB, PR (ex-PL), PP e ao PMDB.
No PP, ela pediu a condenação do deputado Pedro Henry (MT) e do ex-deputado Pedro Corrêa (PE) por corrupção e lavagem de dinheiro. O crime de corrupção foi imputado ao ex-assessor do partido João Cláudio Genu.
Os dois sócios da corretora Bônus Banval Breno Fischberg e Enivaldo Quadrados que tinham ligação com o PP foram condenados por lavagem de dinheiro. Ela disse que não configurou o crime de quadrilha."Não vislumbro a associação dos acusados para praticar indeterminadamente crimes. Mera coautoria, ainda que envolvendo a prática de vários crimes."
No PR (ex-PL), Rosa Weber condenou o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e seu intermediário, o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas por corrupção e lavagem. Para o ex-deputado Carlos Rodrigues (Bispo Rodrigues), pediu a condenação por corrupção e o inocentou da lavagem.No PTB, a ministra condenou o ex-deputado Roberto Jefferson, o ex-deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) e ex-dirigente do PTB Emerson Palmieri por corrupção e lavagem.A ministra também condenou o ex-deputado federal José Borba, que era do PMDB na época do escândalo, mas o absolveu de lavagem. Atualmente, Borba é prefeito de Jandaia do Sul (PR) pelo PP.
Revisor do processo, Ricardo Lewandowski, pediu a absolvição de Pedro Henry e Emerson Palmieri do crime de corrupção. A pedido do Ministério Público, todos absolveram por falta de provas Antonio Lamas.
Sobre Herry, a ministra apontou que o "alíbi" apresentado para o recebimento de recursos era "falso". Na avaliação dela, não há provas de que o dinheiro recebido pelo PP era para pagar honorários advocatícios de um político do partido. "Os valores dos repasses não conferem com o valor bruto dos honorários devidos. Não houve recolhimento dos tributos devidos", disse.A ministra explicou ainda que Palmieri tinha participação direta no recebimento de recursos pelo PTB.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião