Empossada nesta sexta-feira como governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) determinou a suspensão de todos os pagamentos que estavam sendo feitos pelo governo do Estado até obter informações da procedência de todas as dívidas contraídas pelo ex-governador Jackson Lago (PDT). O primeiro ato de Roseana Sarney como governadora foi a visita ao hospital Dr. Carlos Macieira, conhecido como Hospital do Ipem, destinado ao atendimento de servidores públicos estaduais.
A medida, segundo Roseana Sarney, visa proteger as finanças do estado contra possíveis atos irregulares do atual governador. "Ontem (na sexta-feira), nós enviamos um ofício para todos os bancos sustarem qualquer pagamento do governo do Estado. Hoje, nós estamos aguardando essas informações", alegou a governadora pemedebista. Detalhe: mesmo cassado, Jackson Lago afirmou, durante seu pronunciamento de despedida, que efetuou, na sexta-feira, pagamento para a construção de um hospital na cidade de Pinheiro, interior do Maranhão.
A partir das informações dos bancos, Roseana Sarney pretende saber qual o porcentual de pagamento da folha do funcionalismo público estadual e de dívidas. Ela alegou que tomou posse sem saber, ao certo, quais são os compromissos financeiros contraídos por Jackson Lago. "Quando eu passei o governo (ao ex-governador José Reinaldo Tavares, em 2002), eu passei com todas as informações e dinheiro em caixa. Agora estou recebendo o governo sem saber o que vou encontrar pela frente", disse. Além disso, a pemedebista também promete realizar uma auditoria nas contas estaduais do Maranhão.
O ato de nomeação de todo o secretariado de Roseana Sarney acontecerá na próxima segunda-feira, possivelmente às 10h, no Palácio dos Leões. Sobre a saída de Jackson Lago da sede do governo do Maranhão, a nova governadora preferiu não entrar em polêmicas. "Se estiver pronto (o Palácio dos Leões), nós faremos a posse no Palácio dos Leões. Vamos ocupá-lo. É uma providência normal", respondeu.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
“Conspiração tabajara”: Mourão ironiza suposta trama golpista e critica investigação; acompanhe o Entrelinhas
Faltam justificativas para prisão de Braga Netto
Pesquisa mostra consolidação da direita nos estados e indefinição no antagonismo a Lula em 2026
Deixe sua opinião