A governadora reeleita do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), tomou posse na madrugada deste sábado (1º) na Assembleia Legislativa do estado, em São Luís.
A cerimônia foi realizada na madrugada para que Roseana pudesse participar da posse de Dilma Rousseff como presidente da República em Brasília. O evento começou por volta de 0h30 (1h30 no horário de Brasília).
Após ser empossada, Roseana nomeou os secretários de estado em ato coletivo."Eu entrego a todos os maranhenses e aos brasileiros que escolheram a nossa terra para viver e trabalhar, o estado do Maranhão. Confiança no futuro, credibilidade, honestidade e muito trabalho são marcas da minha administração. Farei o melhor governo da minha vida", afirmou a governadora durante o pronunciamento, de acordo com a agência oficial de notícias de estado.
Trajetória
Formada em sociologia na Universidade de Brasília, Roseana foi eleita duas vezes governadora, em 1994 e em 1998. Em 2002, foi eleita senadora pelo PMDB e escolhida líder do governo no Congresso Nacional.No final de 2009, Roseana foi condenada pela Justiça Eleitoral por desvirtuar publicidade institucional para fazer campanha antecipada. Com base na Lei da Ficha Limpa, o candidato a deputado estadual Anderson Lago (PSDB-MA) pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão a impugnação da candidatura de Roseana. O tribunal negou o pedido e a decisão foi mantida pelo ministro do TSE Hamilton Carvalhido.
Com a posse de Roseana no Maranhão, a família Sarney volta ao governo pelo voto popular, depois de perder as eleições em 2006. Aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora nasceu em 1º de junho de 1953, na capital do Maranhão, São Luís. Ela é casada e não tem filhos.