O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, comparecerá à Comissão de Agricultura do Senado na próxima quarta-feira, para falar sobre as denúncias de corrupção na pasta. O requerimento do líder do PSDB, Alvaro Dias (PR), pedia inicialmente a convocação do ministro para prestar esclarecimentos sobre "as denúncias de corrupção, fraudes e propinas no ministério". Mas senadores da base aliada do governo reiteraram o pedido de comparecimento sob a forma de um convite "para falar do desempenho da pasta". A data foi marcada por Rossi. Seu comparecimento atende à estratégia montada no Palácio do Planalto para esvaziar a ação da oposição com relação a ministros acusados de envolvimento em irregularidades.
Dentro da mesma estratégia, Wagner Rossi compareceu na quarta-feira passada à Comissão de Agricultura da Câmara, onde negou a existência de corrupção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), denunciada pelo ex-diretor Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
Ainda na Comissão de Agricultura do Senado e também "convocados" pela oposição e depois "convidados" por senadores governistas, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lisboa de Lacerda, ainda não marcaram a data de comparecimento. Alvaro Dias quer ouvi-los sobre "negociação ilegal de terras que deveriam ser destinadas à reforma agrária". Já o senador Walter Pinheiro (PT-BA) quer que eles prestem informações "sobre assuntos relacionados à pasta".
- Jucá perde força como articulador após críticas
- Senado convida ministros para explicarem denúncias
- Rossi: Jucá pediu que irmão fosse mantido na Conab
- Ministro das Cidades diz que aceita depor na Câmara
- Rossi nega irregularidades na Conab e acusa ex-diretor
- Dilma manda ministro acusado ir ao Congresso
- CGU vai investigar denúncias na Agricultura
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Deixe sua opinião