| Foto: Valter Campanato/ ABr

Oito anos após sua última passagem pela Câmara dos Depu­­tados, Rubens Bueno (PPS) propôs no primeiro semestre de 2011 34 projetos, equivalente a 37% dos 92 sugeridos pelos 30 deputados federais do Paraná. Apesar dos números, ele diz que levou mais em consideração a qualidade do que a quantidade.

CARREGANDO :)

"É do contato com o eleitor que surgem as ideias, é uma resposta para aquilo que ele deseja", diz Bueno. Além disso, parte das proposições já havia sido sugerida por ele nos dois mandatos anteriores (1991-1995 e 1999-2003) e foi reapresentada. "Não me preocupei só com a quantidade, mas com a qualidade também", complementa.

Nome de rodovias

Publicidade

Dois dos 26 projetos de lei de Bueno, no entanto, apenas pe­­dem mudanças em nomes de trechos de rodovias federais que passam por Campo Mou­­rão, onde o parlamentar foi prefeito. No geral, o paranaense tenta le­­gislar em várias áreas, como economia, saúde, justiça e trabalho.

O PL 823/2011, por exemplo, trata do fornecimento obrigatório de fraldas descartáveis a idosos. Já o PL 824/2011 quer au­­mentar de 60 para 200 salários mínimos a competência do Juizado Especial Cível Fe­­deral. Bueno apresentou também duas propostas de emenda à Cons­­­tituição – uma delas ten­­ta mu­­dar o sistema de es­­co­­lha dos mi­­­­­­­­­nis­­tros do Su­­pre­­mo Tri­­­­­­­bu­­nal Fe­­de­­ral, dando força ao Mi­­nis­tério Público e à Ordem dos Advo­­gados do Brasil na indicação de nomes.