A Assembleia Legislativa do Paraná começa a sabatinar hoje os candidatos a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do estado (TC). No total, a Comissão Especial formada para fazer as sabatinas ouvirá 14 pessoas entre hoje e a quarta-feira da próxima semana dois candidatos desistiram da disputa. Ao contrário do que havia sido anunciado inicialmente, as reuniões serão fechadas.
A ordem das sabatinas será definida por sorteio, e cada um dos candidatos terá no máximo 15 minutos para discursar e, se for o caso, apresentar defesa a eventuais pedidos de impugnação da candidatura. Ao fim de cada apresentação, os cindo deputados membros da comissão poderão fazer perguntas aos candidatos.
A partir da conclusão de todas as sabatinas, o deputado Hermas Brandão Jr. (PSB), relator da comissão, vai elaborar o parecer sobre os pedidos de impugnação que foram feitos. Concluído esse processo, no início de junho, será realizada a escolha do novo conselheiro do TC no plenário da Assembleia.
Mas pleito corre o risco de ser derrubado na Justiça. Isso porque o PMDB e Maurício Requião questionam o ato assinado há 20 dias pelo presidente do Legislativo, Valdir Rossoni (PSDB), que invalidou a eleição do irmão do senador Roberto Requião (PMDB) ao TC eles ainda estudam que medida judicial tomar. Apoiado em pareceres da procuradoria jurídica da Assembleia, o tucano considerou que a Mesa Diretora da Casa em 2008 não poderia ter aberto o processo de eleição para conselheiro do TC antes da saída do ex-conselheiro Henrique Naigeboren, aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura