O grupo ligado ao diretório municipal do PSB em Curitiba deve anunciar nesta semana a saída em bloco do partido. Eles não ficaram contentes com o resultado das negociações sobre a participação do grupo no diretório regional. Além do vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, mais quatro secretários municipais e a bancada de três vereadores devem deixar o partido. O destino da maioria deve ser o PSDB.
Aviso O grupo havia anunciado que se não conseguisse participação em um terço do diretório estadual, presidido por Severino Araújo, sairia do partido. Um negociador do diretório nacional foi enviado a Curitiba para tentar uma solução, mas não teve sucesso.
Homenagem O deputado Ratinho Júnior (PPS) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa que pretende denominar como "Centro Administrativo Governador José Richa" o conjunto de edifícios destinados a abrigar as atividades administrativas e secretarias do Paraná. Fica no prédio inacabado do antigo Tribunal de Justiça, que atualmente está sendo reformado pelo governo do estado.
Freire O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, estará hoje em Curitiba falando com a imprensa sobre a conjuntura nacional e o posicionamento do PPS. Freire chegou sábado à cidade e participou de um evento do partido em Colombo.
Eleições Com a possibilidade de suspensão das eleições internas do PT em Curitiba, os parlamentares do partido e a direção municipal estarão reunidos hoje para tentar reverter esta situação. O diretório tem uma dívida de R$ 80 mil com a direção estadual e se não pagar, fica impedido de participar das eleições para os diretórios do partido, dia 18 de setembro. O encontro também servirá para organizar em Curitiba, dia 27, um ato em defesa do governo Lula, do PT e contra a corrupção e a impunidade.
Expulsão A executiva estadual do Partido Verde, reunida no sábado, expulsou de seus quadros o ex-candidato a vice-prefeito de Curitiba, Paulo Murta. A Comissão de Ética, constituída em junho, apresentou parecer, aprovado por unanimidade de seus membros, apontando pela expulsão do filiado. O motivo foi uma série de acusações que Paulo Murta teria feito contra membros da executiva após as eleições. Acusou de roubarem dinheiro na campanha e de alterarem atas e documentos.
Caso raro Essa foi a segunda expulsão na história do Partido Verde do Paraná. A primeira foi de José Ritti Filho, atual prefeito de Santo Antônio da Platina. Em 1996, Ritti filiou-se ao partido na cidade, mas a executiva estadual não aceitou sua filiação.
PL As eleições de 2006, chapas de candidatos, candidatura própria ao governo do estado, novas filiações e conjuntura política são os temas da reunião do diretório estadual do PL, que ocorre hoje, na sede do partido em Curitiba.
Recursos Durante a Conferência Metropolitana das Cidades, sábado, em Curitiba, o governador Roberto Requião defendeu uma reforma tributária que contemple uma maior participação dos estados e municípios nas receitas da União, como sendo o único meio capaz de resolver os problemas gerados pelo crescimento desordenado nas regiões metropolitanas.
Secretariado O palestrante da reunião semanal do secretariado do governo do Paraná, amanhã, é o jurista Fábio Konder Comparato, doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, doutor em Direito da Universidade de Paris e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Vargas O PDT lembra nesta semana, em todo o Brasil, o 51.º ano de morte do presidente Getúlio Vargas. Em Curitiba, o vereador Jorge Bernardi (PDT) lembrará a data em pronunciamento na Câmara Municipal.
Pinga-fogo
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) lembrou, na convenção do seu partido, que em 2003 Delúbio Soares esteve em Curitiba para participar das negociações para a coligação entre PMDB e PT *** Ainda no PMDB, Fruet defendia candidatura própria e viu Delúbio e José Genoíno desembarcarem em Curitiba com a missão de unir os dois partidos *** O vereador Luís Ernesto enfrenta votação de seu projeto para expansão do horário do comércio, hoje na Câmara Municipal, com a oposição da bancada de apoio ao prefeito *** Apesar de toda a mobilização do sindicato dos comerciários, Luís Ernesto não pretende retirar seu projeto da pauta de votações ** Dois vereadores que não são do PSDB desfilaram com adesivos tucanos na convenção de ontem *** Custódio da Silva (PTB) e Serginho do Posto (sem partido) *** Serginho já namora declaradamente o PSDB, já Custódio disse que só estava prestigiando os colegas tucanos *** O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) não poupou palavras para criticar o PT, ontem na convenção do seu partido *** Chegou a comparar José Dirceu, enquanto estava no governo, ao ditador Josef Stalin.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião