• Carregando...

"Fontes da Secretaria da Fazenda acreditam que esse ajuste será respeitado, já que o Ministério Público é o guardião da lei e não vai ultrapassar aquilo que a lei orçamentária determinar para os seus gastos."

Frase da Agência Estadual de Notícias, órgão de divulgação do governo do estado, sem revelar qual é a "fonte" do próprio governo.

Salários – O governo do estado liberou ontem R$ 27 milhões para que o Ministério Público Estadual pudesse pagar o salário de dezembro da instituição. Mas o governador Roberto Requião deixou claro para o procurador-geral de Justiça no Paraná, Mílton Riquelme de Macedo, que daqui para frente o governo do estado não vai liberar mais recursos que excedam a previsão orçamentária do Ministério Público.

No vermelho – Neste ano, por ter pago reajustes e perdas salariais de planos econômicos, o Ministério Público Estadual ultrapassou em quase R$ 30 milhões a sua dotação orçamentária.

Carreira – O deputado estadual eleito Ênio Verri (PT) disse que, em princípio, seu nome não estava à disposição para uma possível composição da equipe do novo governo do estado. Como acaba de ser eleito, pela primeira vez, acreditava que essa atitude seria prejudicial para a sua carreira política. Mas a pressão do partido foi mais forte e hoje ele é o nome mais forte para entrar no governo Requião, na pasta de Planejamento.

Encontro – Os deputados eleitos do PT viajam hoje para Brasília para um encontro com o presidente Lula, que quer iniciar sua política de aproximação com a bancada.

Posição – Depois do destaque conquistado nas últimas eleições, Gleisi Hoffmann anda pensando com cuidado em qual posição ocupar daqui para frente. Não pode ficar tão longe de Curitiba a ponto de ser esquecida pelos eleitores da capital e nem tão próxima do governo Requião, a ponto de ter uma divergência com o PMDB, se o partido do governador insistir em ter candidatura própria para presidente.

Vice – Não é só Curitiba que está sendo administrada pelo vice-presidente da Câmara dos Vereadores. Em Foz do Iguaçu, Nanci Rafagnin Adreola, primeira vice da Câmara, assumiu a prefeitura no dia 22.

Pioneira – A vereadora é a primeira mulher a assumir a prefeitura de Foz do Iguaçu. Esta oportunidade foi possível graças ao entendimento entre o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e o presidente da Câmara, Carlos Juliano Budel. Ambos estarão licenciados até 31 de dezembro. Como a cidade não tem vice-prefeito – em função da renúncia de Dilto Vitorassi para assumir cargo na Câmara Federal – a lei assegura ao presidente da Câmara, o exercício da função na ausência do prefeito.

Propostas – O vereador Jorge Bernardi (PDT) divulgou um balanço de sua gestão. Ele afirma ter encaminhado quase mil proposições à mesa da Câmara Municipal e à prefeitura de Curitiba em 2006. Entre suas propostas, está a que estabelece peso máximo de material escolar a ser transportado por aluno do pré-escolar e do ensino fundamental e a obrigatoriedade de os hospitais possuírem macas dimensionadas para pessoas obesas.

Aquecimento – O suplente de vereador Pedro Paulo (PT) está animado com o cargo que vai assumir em fevereiro. Antes mesmo de ocupar a vaga de Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) – eleito deputado estadual –, Pedro Paulo já mostra serviço. Dias antes do recesso, ele se encontrou com o prefeito Beto Richa (PSDB) e avisou que vai "aproveitar todas as horas do mandato".

Não muito – Pedro Paulo já avisou ao prefeito que estará na oposição, mas nem tanto. "Havia um tempo em que petista (na oposição) não conversava com prefeito. Deixei claro que serei oposicionista, mas que represento a sociedade que quer a prefeitura melhorando a qualidade de vida."

Pinga-fogo

O prazo de 60 dias para justificativa de ausência de voto no segundo turno das eleições, realizado no dia 29 de outubro, termina hoje ••• O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral e levar documentos que comprovem o motivo da ausência no dia das eleições ••• Os vereadores de Curitiba não esqueceram neste fim de ano do espaço privilegiado dos outdoors ••• Nas principais saídas da cidade, dois colocaram mensagens de fim de ano para os curitibanos: o presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB) e Fábio Camargo (PFL) ••• Já Paulo Salamuni (PV), Felipe Braga Côrtes (PMDB) e André Passos (PT) ganharam de "presente" um outdoor do colégio onde estudaram até o ensino médio, que na época ainda era chamado de colegial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]