• Carregando...
Sandro Alex, candidato do PPS, conseguiu apoios importantes como Roberto Freire, Osmar Dias e Rubens Bueno | Fotos: Henry Milleo/Gazeta do Povo
Sandro Alex, candidato do PPS, conseguiu apoios importantes como Roberto Freire, Osmar Dias e Rubens Bueno| Foto: Fotos: Henry Milleo/Gazeta do Povo
  • Pela manhã, o concorrente que lidera a pesquisa também angariou o apoio de Ricardo Barros e do ministro Márcio Fortes
  • Confira os números da pesquisa

A primeira pesquisa Ibope/RPC/Gazeta do Povo no segundo turno aponta empate técnico na disputa em Ponta Grossa. O candidato Sandro Alex de Oliveira (PPS) saiu da terceira colocação nas consultas, no início da campanha, para a posição de líder agora, com 47% das intenções de votos. O prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB), que concorre à reeleição, chegou a 41%. A margem de erro é de quatro pontos porcentuais para cima ou para baixo.

Se forem considerados somente os votos válidos, Sandro Alex teria 54% e Wosgrau, 46%. Nesse cenário, o tucano estaria agregando sete pontos porcentuais em relação à votação do primeiro turno. Já Sandro Alex teria quase dobrado a intenção de votos, aumentado 26 pontos em relação ao porcentual em 5 de outubro. Na pesquisa espontânea – em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados –, Sandro Alex aparece com 45% dos votos e Wosgrau, com 38%.

Perguntados sobre quem seria o novo prefeito de Ponta Grossa, 45% dos eleitores responderam que será Sandro Alex e 42% que será Wosgrau. Para 75% dos eleitores, a opção pelo candidato é definitiva, mas 19% dos entrevistados reconheceram que ainda podem mudar o voto.

Alternância

A estratificação da pesquisa fornece indicadores relevantes, com alternância de liderança dos candidatos de acordo com fatores como faixa etária, renda, grau de instrução e gênero. Sandro vence entre os homens e Wosgrau entre as mulheres. O concorrente do PPS está à frente em todos os níveis de escolaridade – menos entre os eleitores com curso superior, que preferem o atual prefeito. A intenção de voto para Sandro Alex é esmagadora entre os jovens, de 18 a 24 anos: 68% da intenção de votos válidos. Wosgrau só assume a liderança na faixa acima dos 50 anos, mas aí também arrasa: 63% dos entrevistados. Há variação de preferência também nas divisões por renda. Os eleitores com menos de 5 salários mínimos optam por Sandro Alex. Já quem recebe mais de 5 salários escolhe o tucano.

Sandro Alex comemorou o resultado positivo na pesquisa em um jantar por adesão, na noite de ontem, com a presença do senador Osmar Dias (PDT), o presidente nacional e o estadual do PPS, Roberto Freire e Rubens Bueno, respectivamente. "Fiquei feliz, mas sempre digo que a verdadeira pesquisa é no dia da eleição", pondera. Ele avalia que houve um crescimento expressivo em apenas duas semanas de campanha. Para Sandro Alex, a boa colocação é conseqüência de agregar as melhores propostas, capacidade administrativa e a menor rejeição. O aumento na intenção de voto em relação ao primeiro turno seria fruto da migração dos eleitores que tinha optado por candidatos de oposição.

Crença

Wosgrau faz questão de frisar que não é a primeira vez que está atrás nas pesquisas e consegue reverter a vantagem. Para ele, os programas eleitorais podem recuperar votos, já que pode mostrar o que foi feito e novas propostas. "O resultado demonstra que vai ser uma disputa acirrada", reconhece. O prefeito evita comparações com o primeiro turno, reforçando a máxima de que o segundo turno é uma nova eleição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]