
A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), provocou constrangimento nos colegas, durante a sessão desta terça-feira (8), ao corrigir o presidente José Sarney (PMDB-AP), que utilizou o termo "presidente" para se referir a Dilma Rousseff.Sarney fazia uso do microfone e, depois de repetir "presidente Dilma" seguidas vezes, ouviu Marta assumir o microfone do plenário. "Pela ordem, senhor presidente. Presidenta da República", advertiu Marta.
Prestes a completar 81 anos o presidente do Senado e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) respondeu à senadora.
"Muito obrigado a Vossa Excelência, mas sempre estou usando a fórmula francesa: madame le président. Todas as duas são corretas, senadora, gramaticalmente", argumentou Sarney.
Alguns senadores que acompanhavam o debate no plenário chegaram a esboçar sorrisos diante da resposta de Sarney. Marta não rebateu Sarney.
Por determinação de Dilma, a expressão "presidenta" foi adotada em documentos oficiais e nas manifestações de integrantes do governo.
Deixe sua opinião