Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), anunciaram nesta quinta-feira (26) a criação, na próxima semana, de uma comissão mista das duas Casas para consolidar todos os processos em tramitação que tratam de temas relativos à reforma política. A ideia é concluir esse trabalho em até 40 dias, para acelerar o processo nas comissões temáticas das Casas.
"Nós ajustamos que na semana que vem será constituída uma comissão mista para consolidar todos os projetos de reforma política para facilitar a tramitação", disse Temer.
Para Sarney, a criação da comissão é importante para organizar a discussão, como foi feito sobre o tema do desarmamento. "A questão da reforma política está amadurecida demais e é uma imposição da consciência nacional de que tem de ser feita. Nós avançamos na questão econômica e na questão social, mas, como políticos, temos que reconhecer que não avançamos neste assunto da reforma política."
Segundo o presidente do Senado, a intenção é colocar a reforma política na "agenda" do país. A ideia é que a comissão mista conclua a sistematização dos projetos em até 40 dias para que a discussão possa acontecer de forma mais organizada nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) das duas Casas.
Sarney destacou que existem centenas de projetos tramitando nas duas Casas sobre o tema. No início do mês, o governo encaminhou ao Congresso sete projetos tratando da reforma política.
- Jarbas vai propor veto a indicação política em estatais
- MPF propõe ação contra Eduardo Requião por impedir embarque de soja transgênica
- PMDB mantém Michel Temer na presidência do partido
- Presidente do Senado tenta iniciar votações na próxima semana
- Padre deputado é proibido de exercer sacerdócio após entrevista
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião