O governador Roberto Requião convidou o deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB) para ocupar a Secretaria da Saúde. Mas Stephanes mantém a vontade de ser ministro da Saúde. Para isso, terá de esperar a reforma ministerial, que só deve ser feita após a eleição da mesa da Câmara Federal, no início de fevereiro.

CARREGANDO :)

Lobby – Stephanes terá um cabo eleitoral de peso. Requião deve ir a Brasília em janeiro para conversar com Lula sobre a indicação do deputado paranaense para a pasta da Saúde. Vai enfrentar o governador eleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que quer ver José Gomes Temporão, atual secretário nacional de Atenção à Saúde, titular do ministério.

Problema – Roberto Requião também terá um trabalho a mais. Convencer Lula de que Stephanes, que foi ministro de Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor de Mello, é um bom aliado da equipe do governo petista.

Publicidade

Obras – Outro convidado para compor o secretariado de Requião foi Júlio Araújo Filho, do Sinduscon, sindicato da indústria da construção civil, para a Secretaria de Obras.

Na ilha – O governador Roberto Requião desceu ontem para a Ilha das Cobras, residência oficial de veraneio do governo, onde se prepara para a posse. Com alimentação balanceada, à base de peixes, sol e caminhadas matinais ao lado da primeira-dama, Maristela, e dos filhos Roberta e Maurício, o governador quer estar com fôlego para assumir a administração do estado pela terceira vez e ver Lula assumir o país pela segunda vez.

Adversários – Além dos senadores José Sarney e Renan Calheiros e de Orestes Quércia, Roberto Requião tem agora dois novos adversários dentro do partido que podem impedi-lo de realizar o sonho de ser candidato a presidente da República em 2010. São o governador reeleito do Espírito Santo, Paulo Hartung, e o eleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Todos têm plano de vôos mais altos na sucessão de Lula.

Ambição – O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) não conseguiu ser indicado para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A ambição do peemedebista por um cargo melhor em Brasília, no entanto, não acabou. Quer se tornar grande articulador no Congresso e pleitear um ministério, na cota do partido.

Promessa 1 – O governador Roberto Requião prometeu ao primeiro-suplente de deputado federal Marcelo Almeida (PMDB) que irá arrumar sua vida política a partir de 1.º de fevereiro, quando os deputados tomam posse. A expectativa é a de Almeida assumir a vaga de Reinhold Stephanes, que deve se tornar secretário de Saúde do Paraná, ou ministro.

Publicidade

Promessa 2 – Marcelo Almeida pode ainda virar secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, mas quer mesmo é ser deputado, objetivo pelo qual trabalhou. E ainda trabalha: todo fim de semana ele vai a diferentes cidades do Paraná agradecer os votos recebidos. Durante a semana ele esteve na Festa do Caminhoneiro em Terra Boa.

Bênção – O deputado estadual eleito Reinhold Stephanes Júnior almoçou com Roberto Requião na quarta-feira e pediu a bênção do governador para iniciar sua campanha de pré-candidato a prefeito de Curitiba. Requião deu sinal verde, só adiantou que não quer ver mais no partido um novo episódio "Gustavo Fruet" – de racha no partido para a convenção que escolherá o nome do candidato.

Copa – O deputado federal Alex Canziani (PTB) está fazendo lobby com empresários e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que Londrina seja incluída no planejamento da entidade para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014, caso a competição venha a ser disputada no Brasil. Alex Canziani lembra que Londrina já foi sede do Pré-Olímpico de 2000 e abrigou a seleção brasileira. Conseguiria, segundo ele, fazer um belo papel em 2014.

* * * * *

Pinga-fogo

Publicidade

* O vôo entre Londrina e Curitiba na próxima segunda-feira, às 6 horas, foi cancelado, o que juntou o deputado federal eleito André Vargas (PT) e o deputado estadual Alexandre Curi (PMDB)

* Os dois virão juntos de carro pela madrugada para a posse do governador Roberto Requião

* O motorista foi proibido de beber na festa de ano-novo

* A Secretaria de Estado da Cultura está à disposição do deputado Rafael Greca, que não conseguiu a reeleição

* Mas ele está de olho na Cohapar

Publicidade

* A habitação rendeu bons furtos para Luiz Cláudio Romanelli, que foi eleito deputado estadual, o que tem deixado muita gente interessada na pasta.