Para os paranaenses, o próximo governador do Paraná deve dar prioridade para a saúde. Essa área teve citação de 59,4% dos paranaenses no levantamento feito pelo Paraná Pesquisas. Bem atrás aparece a segurança pública (32,2%), seguido por educação (30,2%). Cada entrevistado poderia citar duas opções.
A atração de empresas e geração de empregos foi apontada por 13,4% dos paranaenses como área prioritária para o próximo governador. No interior, os pedidos para que isso ocorra são ainda maiores: 16,2%, contra apenas 7,6% em Curitiba, região metropolitana e litoral.
A habitação popular, por 9,5%, bem próximo ao combate à corrupção (9,2%). Uma das bandeiras do governador Roberto Requião desde que assumiu o cargo, em 2003, a redução das tarifas de pedágio contabilizou 6,7% citações.
Entre os assuntos menos citados pelos entrevistados como prioridade para o próximo governador, estão o diálogo com a sociedade (1,8%); cultura (1,5%); combate ao nepotismo (1,4%); apoio à agricultura (1,4%) e turismo (1,1%).
Peso do interior
De acordo com Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas, o eleitorado das cidades de pequeno e médio porte foi o responsável por colocar a saúde no topo das prioridades para o próximo governador. No interior, a parcela que cita essa área como a que deve receber mais atenção é de 62%. Por outro lado, os moradores de Curitiba, região metropolitana e litoral tendem a se preocupar mais com segurança. O porcentual de pessoas que quer ver essa área como prioridade é de 41,2%.
Deixe sua opinião