Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), anunciou nesta quinta-feira (26) que está deixando o cargo. No comunicado, feito pelo Twitter, ela antecipou que seu substituto será César Callegari, integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE). Esta é a primeira troca de cargos desde que Aloizio Mercadante assumiu a pasta na terça-feira, no lugar de Fernando Haddad, pré-candidato à prefeitura de São Paulo.

CARREGANDO :)

Apesar de a assessoria de comunicação do MEC ainda não ter confirmado a mudança, Maria do Pilar, secretária desde junho de 2007, postou em seu Twitter: "Daqui a pouco, primeira reunião de transição com o novo secretário de educação básica, César Callegari. Desejo sorte, energia e bom humor!".

Ainda nesta quinta-feira, o novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deve anunciar a troca do comando do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Enem. A atual presidente do Inep, Malvina Tuttman, deixará o cargo. Ela deverá ser substituída pelo atual secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa.

Publicidade

A troca de presidente do Inep tem sido rotina desde que o exame foi reformulado, em 2009, para substituir vestibulares em universidades federais. Costa será o quarto titular do instituto neste período. Coincidentemente, em 2012 o novo Enem será realizado pela quarta vez, o que dá a média de um presidente por ano.

Malvina assumiu o cargo em janeiro de 2011. Na segunda-feira, ela evitou falar sobre a iminente saída. "Vamos aguardar o novo ministro", disse Malvina.