A formação do governo de Beto Richa (PSDB) já mexeu com três casas legislativas diferentes. O governador já nomeou dois deputados federais, dois deputados estaduais e um vereador de Curitiba para secretarias. Quem agradece são os suplentes. No lugar de Luiz Carlos Hauly (PSDB) e de Cezar Silvestri (PPS) assumirão vagas na Câmara Setim (DEM) e Luiz Nishimori (PSDB, foto). Na Assembleia, quem ocupará os lugares deixados por Romanelli (PMDB) e Durval Amaral (DEM) são os suplentes Duílio Genari (PP) e Elton Welter (PT). E no lugar do vereador Omar Sabbag assume Jorge Yamawaki (PSDB). Se Mario Celso for confirmado como secretário, quem ganha o cargo é Zezinho do Sabará (PSB). Como se vê, gente de todas as cores partidárias foi beneficiada. Efeito da coligação imensa de Beto.Aliás...
Não deixa de ser irônico que a composição entre Beto e o PMDB tenha ajudado a aumentar a bancada do PT na Assembleia. O PT continua parecendo o único grande partido a fazer oposição a Richa no Legislativo.
Fim do ciclo
Michel Temer (PMDB-SP) vai renunciar hoje ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados para ser diplomado como vice-presidente da República na sexta-feira. Ele continua como parlamentar e preseidente nacional do PMDB até o dia 31 de dezembro. O petista Marco Maia (RS) assume a cadeira de Temer na Câmara e o senador Valdir Raupp (RO) deve ficar com o comando do partido.
Gentileza?
O novo secretário da Segurança Pública do Paraná, o delegado federal Reinaldo de Almeida César, está instalado em uma sala na sede da OAB-PR, em Curitiba. De acordo com ele, o local foi cedido "gentilmente" a seu pedido para poder planejar as ações da pasta para o próximo ano. É, no mínimo, estranho uma entidade representante da sociedade e fiscalizadora como a OAB ceder o espaço. Até porque a Ordem tem sido crítica recorrente da gestão da Sesp nos últimos anos, principalmente, no que diz respeito às superlotações carcerárias nas delegacias do estado.
Sem perícia
O conselheiro Walter Nunes, do CNJ, publicou mais uma vez um despacho se queizando de não ter condições de fazer uma perícia no anexo do Tribunal de Justiça do Paraná. Há denúncias de irregularidades na obra. Mas o conselheiro está tenta ndo convencer o TCU há meses de que a auditoria seria importante e ainda não conseguiu que o trabalho seja agendado. Nunes diz que corre o risco de seu mandato no CNJ acabar e ele não conseguir julgar o caso.
Desaprovados
O TRE paranaense informa que diplomará todos os candidatos eleitos pelos paranaenses em 3 de outubro nesta sexta-feira. Nem os que tiveram as contas desaprovadas serão privados da diplomação, já que assim a lei brasileira determina.
Medalha
A ministra paranaense Márcia Lopes, do Desenvolvimento Social, recebe amanhã a medalha Defesa Civil Nacional pelo trabalho à frente da pasta, que cuida do Bolsa Família. A homenagem é feita às pessoas que prestaram se rviços relevantes ao país.
Taxa de lixo
Os deputados aprovaram ontem a cobrança de taxa de lixo pela Sanepar. A proposta foi enviada pelo deputado Nelson Justus à Assembleia Legislativa durante o período que ele ocupou interinamente o governo do estado. Porém, a cobrança só poderá ser feita no caso da autorização formal do consumidor.
IPVA
A alíquota do IPVA no ano que vem será mantida em 2,5% para os carros de passeio e 1% para ônibus e caminhões. Os deputados estaduais aprovaram o porcentual na sessão de ontem.
* * * * *
Pinga-fogo
"Quem aqui não teve uma namoradinha que precisou abortar? Meus amigos, vamos encarar a vida como ela é."
Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio de Janeiro, dando sua "contribuição" para o debate sobre o aborto.
Deixe sua opinião