A onze dias da posse, o prefeito eleito de Curitiba Rafael Greca (PMN) acabou com o suspense e anunciou a lista completa do secretariado de seu governo.
Greca escolheu como palco para o anúncio, na manhã desta quarta-feira (21), o prédio histórico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), alegando que se trata de uma retomada da função primordial do órgão encarregado de projetar a cidade.
Cumprindo o que prometeu na campanha, Greca não incluiu a esposa Margarita Sansone em nenhum cargo da prefeitura. Ele havia prometido reduzir o número de secretarias de 19 para 12 e disse que não teve dificuldades para fazer isso.
“Fiz em casa, com a ajuda da Margarita. Ela é muito boa com tesoura”, disse.
Aliados de Richa abocanham 10 dos 24 cargos de primeiro escalão de Greca
Leia a matéria completaGreca também brincou com numerologia e falou que serão como os doze apóstolos de Jesus, seguido por risos da plateia.
Durante a coletiva do anúncio, garantiu que a burocracia será “expulsa a chineladas” e que uma de suas primeiras medidas será repintar o Farol do Saber da Praça da Espanha com as cores da bandeira do país ibérico. Disse ainda que suas prioridades serão “saúde, saúde e saúde”, reforçando a repetição. E avisou que fará visitas-surpresa às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para ver se os médicos estão trabalhando.
“O prefeito sou eu e a alegria está instituída por método”, declarou, destacando que escolheu o solstício de verão para anunciar o secretariado porque ao contrário da característica úmida, daqui pra frente Curitiba seria solar.
Também disse que não recebeu todas as informações financeiras que pediu para a atual gestão, mas que já sabe que a folha de pagamento com pessoal subiu bem acima da arrecadação. Então, prometeu cortar entre 40% a 50% dos cargos comissionados e das funções gratificadas, além de gastos com despesas como aluguel.
Como a Gazeta do Povo já publicou, ao menos dez dos nomes anunciados são aliados de Beto Richa. Mas Greca negou qualquer influência do governador na escolha do secretariado e garantiu que se baseou em critérios técnicos para montar a equipe.
Eduardo Pimentel assumirá a prefeitura quando Greca viajar. Mas quem é ele?
Leia a matéria completaNomes que já haviam sido cogitados e foram confirmados
Secretaria de Saúde: João Carlos Baracho foi o primeiro nome a ser anunciado, logo após a eleição. Já ocupou o mesmo cargo na primeira gestão de Greca, entre 1993 e 1996. Estava no segundo mandato na presidência da Associação Médica do Paraná (AMP) quando se licenciou para trabalhar na campanha.
Chefe de gabinete: João Alfredo Costa é empresário, dono de um serviço de ambulâncias (Plus Santé), foi um dos coordenadores da campanha de Rafael Greca à prefeitura, ao lado do advogado Giovani Gionédis. Foi diretor de futebol do Clube Atlético Paranaense entre 2012 e 2013 e candidato derrotado pela chapa de Mario Celso Petraglia à presidência do Conselho Administrativo do clube no ano passado.
Secretaria de Governo: Luiz Fernando Jamur é funcionário de carreira da prefeitura e ocupava o cargo de diretor-geral do Paraná Edificações, autarquia vinculada à secretaria estadual de Infraestrutura e Logística. Foi secretário de Urbanismo na gestão de Beto Richa e depois secretário de governo quando Luciano Ducci assumiu a prefeitura.
Fundação de Ação Social (FAS): Larissa Marsolik Tissot é servidora de carreira no governo estadual e atualmente respondia pela regional de Curitiba da Secretaria da Família, sob o comando de Fernanda Richa. Larissa é formada em Serviço Social pela PUC, tem especialização em Famílias e ´Políticas Públicas e deu aulas na UniBrasil.
Secretaria de Infraestrutura: Eduardo Pimentel, eleito vice-prefeito, ocupará o cargo que ficara responsável, entre outras atribuições, pela execução de obras. Neto do ex-governador Paulo Pimentel, ele é apontado como homem de confiança de Beto Richa.
Urbs: José Antonio Andreguetto vai voltar ao posto de presidente da Urbs, que ocupou entre 2005 e 2006. Servidor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Paraná, já foi presidente do Instituto Ambiental do Paraná, secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e secretário municipal de Meio Ambiente quando Beto Richa era prefeito.
Finanças: o procurador Vitor Puppi, que já ocupou a diretoria geral da secretaria estadual da Fazenda em 2013, quando a pasta foi comandada pela também procuradora Jozélia Nogueira.
Ippuc: arquiteto Reginaldo Reinert, servidor de carreira do órgão.
Secretaria de Educação: Maria Silvia Bacila é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutora em Educação.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Sergio Galante Tocchio já foi presidente da Urbs, na gestão do prefeito Cassio Taniguchi.
Secretaria de Esporte e Turismo: Marcello Richa, filho do governador Beto Richa, comandou a secretaria de esportes entre 2010 e 2012, durante a gestão de Luciano Ducci.
Os novos 15 integrantes do secretariado
Secretaria de Comunicação Social: Marcelo Cattani, ex-secretário de Comunicação de Beto Richa no governo estadual.
Secretaria de Administração e Recursos Humanos: Carlos Calderon, servidor de carreira do Ippuc e atual responsável pelo departamento de pessoal no órgão.
Secretaria de Defesa Social: delegado Algacir Mikalowski foi candidato a vereador pelo PSDC e candidato a deputado estadual. Policial federal, já foi presidente do sindicato dos delegados. Ficará responsável pela Guarda Municipal e pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas.
Secretaria de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos: Marcelo Ferraz, arquiteto, ocupava até recentemente a secretaria de Urbanismo de São José dos Pinhais
Secretaria de Abastecimento e Agricultura: Luiz Dâmaso Guzzi foi presidente da Ceasa-PR na gestão Beto Richa.
Procuradoria: Vanessa Volpi é advogada, fez parte da equipe jurídica da campanha de Greca e ocupa um cargo de indicação política na Casa Civil do governo de Beto Richa.
Cohab: José Lupion Neto, irmão do deputado federal Abelardo Lupion (DEM), que declarou apoio à campanha de Greca. Lupion Neto foi também coordenador do Procon-PR na gestão Beto Richa.
Instituto Curitiba de Saúde: a advogada Dora Pizzato, esposa do ex-deputado Luciano Pizzato, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Maria Victória (PP), que apoiou Greca no segundo turno.
Instituto Curitiba Turismo: Tatiana Turra foi diretora executiva do Curitiba Conventios & Visitors Bureau.
Fundação Cultural de Curitiba: Maurício Appel.
Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba: José Luiz Rauen .
Agência Curitiba Inovação e Tecnologia: e Tiago Francisco da Silva e Breno Lemos, que foi professor da PUCPR. É economista e funcionário da Copel.
Curitiba S/A: Bruno Rocha.
Relações Internacionais: Rodolpho Zanin Feijó.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião