A onze dias da posse, o prefeito eleito de Curitiba Rafael Greca (PMN) acabou com o suspense e anunciou a lista completa do secretariado de seu governo.
Greca escolheu como palco para o anúncio, na manhã desta quarta-feira (21), o prédio histórico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), alegando que se trata de uma retomada da função primordial do órgão encarregado de projetar a cidade.
Cumprindo o que prometeu na campanha, Greca não incluiu a esposa Margarita Sansone em nenhum cargo da prefeitura. Ele havia prometido reduzir o número de secretarias de 19 para 12 e disse que não teve dificuldades para fazer isso.
“Fiz em casa, com a ajuda da Margarita. Ela é muito boa com tesoura”, disse.
Greca também brincou com numerologia e falou que serão como os doze apóstolos de Jesus, seguido por risos da plateia.
Durante a coletiva do anúncio, garantiu que a burocracia será “expulsa a chineladas” e que uma de suas primeiras medidas será repintar o Farol do Saber da Praça da Espanha com as cores da bandeira do país ibérico. Disse ainda que suas prioridades serão “saúde, saúde e saúde”, reforçando a repetição. E avisou que fará visitas-surpresa às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para ver se os médicos estão trabalhando.
“O prefeito sou eu e a alegria está instituída por método”, declarou, destacando que escolheu o solstício de verão para anunciar o secretariado porque ao contrário da característica úmida, daqui pra frente Curitiba seria solar.
Também disse que não recebeu todas as informações financeiras que pediu para a atual gestão, mas que já sabe que a folha de pagamento com pessoal subiu bem acima da arrecadação. Então, prometeu cortar entre 40% a 50% dos cargos comissionados e das funções gratificadas, além de gastos com despesas como aluguel.
Como a Gazeta do Povo já publicou, ao menos dez dos nomes anunciados são aliados de Beto Richa. Mas Greca negou qualquer influência do governador na escolha do secretariado e garantiu que se baseou em critérios técnicos para montar a equipe.
Eduardo Pimentel assumirá a prefeitura quando Greca viajar. Mas quem é ele?
Leia a matéria completaNomes que já haviam sido cogitados e foram confirmados
Secretaria de Saúde: João Carlos Baracho foi o primeiro nome a ser anunciado, logo após a eleição. Já ocupou o mesmo cargo na primeira gestão de Greca, entre 1993 e 1996. Estava no segundo mandato na presidência da Associação Médica do Paraná (AMP) quando se licenciou para trabalhar na campanha.
Chefe de gabinete: João Alfredo Costa é empresário, dono de um serviço de ambulâncias (Plus Santé), foi um dos coordenadores da campanha de Rafael Greca à prefeitura, ao lado do advogado Giovani Gionédis. Foi diretor de futebol do Clube Atlético Paranaense entre 2012 e 2013 e candidato derrotado pela chapa de Mario Celso Petraglia à presidência do Conselho Administrativo do clube no ano passado.
Secretaria de Governo: Luiz Fernando Jamur é funcionário de carreira da prefeitura e ocupava o cargo de diretor-geral do Paraná Edificações, autarquia vinculada à secretaria estadual de Infraestrutura e Logística. Foi secretário de Urbanismo na gestão de Beto Richa e depois secretário de governo quando Luciano Ducci assumiu a prefeitura.
Fundação de Ação Social (FAS): Larissa Marsolik Tissot é servidora de carreira no governo estadual e atualmente respondia pela regional de Curitiba da Secretaria da Família, sob o comando de Fernanda Richa. Larissa é formada em Serviço Social pela PUC, tem especialização em Famílias e ´Políticas Públicas e deu aulas na UniBrasil.
Secretaria de Infraestrutura: Eduardo Pimentel, eleito vice-prefeito, ocupará o cargo que ficara responsável, entre outras atribuições, pela execução de obras. Neto do ex-governador Paulo Pimentel, ele é apontado como homem de confiança de Beto Richa.
Urbs: José Antonio Andreguetto vai voltar ao posto de presidente da Urbs, que ocupou entre 2005 e 2006. Servidor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Paraná, já foi presidente do Instituto Ambiental do Paraná, secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e secretário municipal de Meio Ambiente quando Beto Richa era prefeito.
Finanças: o procurador Vitor Puppi, que já ocupou a diretoria geral da secretaria estadual da Fazenda em 2013, quando a pasta foi comandada pela também procuradora Jozélia Nogueira.
Ippuc: arquiteto Reginaldo Reinert, servidor de carreira do órgão.
Secretaria de Educação: Maria Silvia Bacila é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutora em Educação.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Sergio Galante Tocchio já foi presidente da Urbs, na gestão do prefeito Cassio Taniguchi.
Secretaria de Esporte e Turismo: Marcello Richa, filho do governador Beto Richa, comandou a secretaria de esportes entre 2010 e 2012, durante a gestão de Luciano Ducci.
Os novos 15 integrantes do secretariado
Secretaria de Comunicação Social: Marcelo Cattani, ex-secretário de Comunicação de Beto Richa no governo estadual.
Secretaria de Administração e Recursos Humanos: Carlos Calderon, servidor de carreira do Ippuc e atual responsável pelo departamento de pessoal no órgão.
Secretaria de Defesa Social: delegado Algacir Mikalowski foi candidato a vereador pelo PSDC e candidato a deputado estadual. Policial federal, já foi presidente do sindicato dos delegados. Ficará responsável pela Guarda Municipal e pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas.
Secretaria de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos: Marcelo Ferraz, arquiteto, ocupava até recentemente a secretaria de Urbanismo de São José dos Pinhais
Secretaria de Abastecimento e Agricultura: Luiz Dâmaso Guzzi foi presidente da Ceasa-PR na gestão Beto Richa.
Procuradoria: Vanessa Volpi é advogada, fez parte da equipe jurídica da campanha de Greca e ocupa um cargo de indicação política na Casa Civil do governo de Beto Richa.
Cohab: José Lupion Neto, irmão do deputado federal Abelardo Lupion (DEM), que declarou apoio à campanha de Greca. Lupion Neto foi também coordenador do Procon-PR na gestão Beto Richa.
Instituto Curitiba de Saúde: a advogada Dora Pizzato, esposa do ex-deputado Luciano Pizzato, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Maria Victória (PP), que apoiou Greca no segundo turno.
Instituto Curitiba Turismo: Tatiana Turra foi diretora executiva do Curitiba Conventios & Visitors Bureau.
Fundação Cultural de Curitiba: Maurício Appel.
Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba: José Luiz Rauen .
Agência Curitiba Inovação e Tecnologia: e Tiago Francisco da Silva e Breno Lemos, que foi professor da PUCPR. É economista e funcionário da Copel.
Curitiba S/A: Bruno Rocha.
Relações Internacionais: Rodolpho Zanin Feijó.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura