O secretário de estado do Planejamento e Coordenação Geral, Reinhold Stephanes, é um dos convidados da 2.ª Conferência Municipal das Cidades, promovida pela prefeitura de Campo Largo. O evento é preparatório para a 2.ª Conferência Nacional das Cidades. Stephanes vai fazer uma exposição sobre o tema Financiamento do Desenvolvimento Urbano.
Durante o encontro, que começa hoje à noite, também serão discutidas a Participação e Controle Social, Questão Federativa e Política Urbana Regional e Metropolitana. Participam representantes de movimentos sociais, ONGs, associações de classe, sindicatos de trabalhadores e patronais e do poder público.
Ao final das exposições, os temas serão discutidos em grupos que apresentarão propostas específicas a serem apresentadas na Conferência Estadual, no segundo semestre, e, posteriormente, na 2.ª Conferência Nacional das Cidades, que será promovida em Brasília, pelo Ministério das Cidades, de 30 de novembro a 3 de dezembro.
A 2.ª Conferência Nacional das Cidades deverá definir, de forma democrática, a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que teve seu passo inicial na primeira Conferência das Cidades realizada em outubro de 2003, quando foram definidos os seus princípios e diretrizes e criado o Conselho das Cidades, que, posteriormente, debateu e aprovou as políticas estruturantes da PNDU como habitação, saneamento ambiental, transporte e mobilidade urbana, trânsito, planejamento territorial urbano e questão fundiária. Durante a Conferência Nacional serão eleitos os novos integrantes do Conselho das Cidades.
Devem participar da 2.ª Conferência Nacional das Cidades 2.581 delegados, sendo 1.689 eleitos nas Conferências Estaduais; 561 indicados pelas entidades nacionais; 250 representantes indicados pelo Executivo e o Congresso Nacional e 71 membros do Conselho das Cidades.
Deixe sua opinião