Professor Alípio Neto assumiu setor com orçamento de R$ 1,2 bilhão| Foto: Divulgação/Seti

O novo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná foi empossado nesta terça-feira (11). Alípio Santos Leal Neto vai gerir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), pasta com o quarto maior orçamento do Paraná. O orçamento da Seti é próximo de R$ 1,2 bilhão. Alípio ainda não definiu qual planejamento deve seguir durante os próximos quatro anos, mas garante que tentará avançar na integração entre os investimentos feitos pelas esferas federal e municipal.

CARREGANDO :)

"Não é possível sobrepor ações. Em Jacarezinho, no Norte do estado, por exemplo, um campus da Universidade do Norte do Paraná é vizinho de cerca de uma instalação do Instituto Federal do Paraná. Por isso é preciso ter um plano integrado", diz Neto, justificando que é preciso ampliar o alcance das instituições. Entre os projetos para a pasta, estão a formação de um planejamento de 20 anos para a área. "A atividade de pesquisa precisa de um norte", afirma.

Neto aponta que, apesar dos planejamentos, a primeira medida a ser tomada é implantar a diretriz determinada pelo governador Beto Richa, que é promover uma contenção de gastos de cada setor em pelo menos 15%. Para isso, o novo secretário pretende frear contratações de pessoal.

Publicidade

Histórico

Alípio Neto é curitibano e tem 57 anos. Ele é graduado em Direito e especialista em Educação. Foi professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Também foi diretor da Escola Técnica da UFPR, presidente do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná e do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Institutos Federais do Brasil.