Dr. Rosinha, deputado federal| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Aécio Neves, pré-candidato à Presidência em 2014

Depois de dedicar a semana que passou a negociar mudanças no pacto federativo, a Câmara dos Deputados deve se voltar, a partir de terça-feira, aos projetos relacionados à segurança pública. Uma sessão de debate sobre propostas que abordam o tema será realizada para definir as matérias prioritárias que devem entrar na pauta de votação já na quarta-feira, em sessão extraordinária. Os projetos a serem votados serão definidos pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN, foto), e pelos líderes partidários. Entre as propostas que podem entrar em votação está o Projeto de Lei 6.690/02, que estabelece regras gerais paras as polícias estaduais (civil e militar) e o Corpo de Bombeiros. Também pode ser votada a proposta do Executivo que cria indenização para policiais federais, policiais rodoviários federais e auditores da Receita Federal que trabalham em regiões de fronteira.

CARREGANDO :)

Aliás...

Uma proposta do deputado federal paranaense Dr. Rosinha (PT) também faz parte do pacote de matérias que tratam de segurança pública que será discutido pela Câmara. O Projeto de Lei 301/07 tipifica os crimes contra a humanidade, de genocídio e de guerra para fazer valer a participação do Brasil no Tribunal Penal Internacional.

Publicidade

Cecílio 1

A BR-277, que liga Curitiba ao litoral do estado, poderá se chamar, em breve, Rodovia Cecílio do Rego Almeida, uma homenagem ao empresário paranaense falecido em 2008. Na última quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao Projeto de Lei 6.167/2009, que batiza a estrada com o nome do empresário. O projeto é de autoria do deputado petista André Vargas. Em sua justificativa, Vargas diz que o grupo C.R. Almeida "cresceu investindo no desenvolvimento do país". Curiosamente, o grupo é dono da empresa responsável pelo pedágio da estrada em questão.

Cecílio 2

Pai do deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), Cecílio colecionou polêmicas e inimigos. Foi investigado pelo Ministério Público Federal por grilagem de terras na Região Norte e chegou a manter sob cárcere uma equipe de jornalistas da revista Veja. Em uma entrevista à revista Caros Amigos, chamou a então senadora petista Marina Silva de "indiazinha totalmente analfabeta e doente".

Talismã

Publicidade

A presidente Dilma Rousseff conta agora com proteção dupla contra mau-olhado. Na campanha presidencial de 2010, ela exibia seu primeiro amuleto antiazar, uma pulseira com o olho grego que ganhou da mulher do governador da Bahia, o petista Jaques Wagner. A presidente continua a usá-lo no pulso, mas agora desfila também com uma pulseira de ouro amarelo cravejado com 143 brilhantes bem pequenos, onde está escrito "Senhor do Bonfim". O acessório foi presente de um casal de amigos baianos da presidente. O preço da joia é estimado em R$ 13 mil.

Pinga-fogo

"Ao que parece, a prioridade é garantir alguns segundos a mais na propaganda eleitoral ao invés de fazer o governo funcionar. Quem paga a conta sempre são os brasileiros."

Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência em 2014, sobre a reforma ministerial.

Colaboraram: Guilherme Voitch e Karlos Kohlbach

Publicidade