
Na esteira do piso salarial regional, o deputado Reni Pereira (PSB) lançou, ontem, a ideia de criação de um seguro desemprego estadual. A proposta prevê a implantação de um fundo estadual de amparo ao trabalhador para pagar seguro desemprego para os que recebem salário mínimo regional e forem demitidos sem justa causa. Segundo Pereira, o governo tem recursos disponíveis para o fundo. A proposta foi apresentada por empresários ontem, durante reunião com o deputado na Associação Comercial do Paraná (ACP). "É uma emenda do empresariado paranaense. Temos de criar mecanismos para garantir as relações de trabalho para o trabalhador demitido", disse, alertando sobre a possibilidade de demissões caso o reajuste de até 21% do piso regional seja aprovado.
Número
R$ 4,3 bilhões foram investidos pelo governo federal no primeiro bimestre deste ano, segundo informações da ONG Contas Abertas. O valor é 82% maior que o investido no mesmo período de 2009 pela União.
Para este ano, a previsão é que sejam gastos R$ 61 bilhões com obras e compra de material permanente.
Nas comissões
Pelo menos três deputados paranaenses devem assumir a presidência de comissões permanentes da Câmara Federal neste ano. Ontem, o deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR) foi indicado pelo partido para assumir a presidência da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal. Na semana passada, a indicação do deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) para a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural foi confirmada. Outro paranaense cotado para assumir a presidência de uma comissão é o deputado Alex Canziani (PTB), que poderá ficar no comando da comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Os deputados devem eleger hoje as novas mesas diretoras das comissões permanentes da Casa.
Itaperuçu
A Justiça Eleitoral deve expedir até o fim desta semana o diploma de prefeita da segunda colocada na eleição de Itaperuçu, Célia Paske Faria (PSDB). Célia deverá assumir no lugar do prefeito reeleito da cidade, José de Castro França (PMDB), o Saruva. No fim da semana passada, a Justiça Eleitoral determinou a cassação do diploma de Saruva e do seu vice, Acir Pedroso de Moraes, por prática de conduta vedada a candidato durante o processo eleitoral. Por enquanto, quem está no comando da cidade é o presidente da Câmara Municipal.
Sarandi
A Câmara Municipal de Sarandi, no Norte do estado, cassou na madrugada de ontem, o mandato do prefeito Milton Martini (PP). Ele é acusado de comprar produtos agrícolas, sem licitação, na loja de seu então chefe de gabinete, Ailson Donizete de Carvalho. O vice-prefeito, Carlos Alberto de Paula Júnior (PDT), é quem assumirá o cargo. Mas ele também corre o risco de perder o madato, já que a justiça suspendeu os direitos políticos dele por três anos. A decisão é de fevereiro, mas não está valendo porque ainda não foram julgados os recursos contra a sentença.
Pinga-fogo
"A arte da boa governança é você fazer o óbvio. Vocês vão perceber que no dia a dia as coisas mais corretas que nós fazemos é aquilo que parece o óbvio, mas as pessoas não fazem."
Do presidente Lula, em discurso ao lado dos cotados para a sucessão presidencial Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) , dando sua receita de como fazer um bom governo.
Moraes derruba sigilo da delação de Cid e notifica citados em denúncia da PGR
Bolsonaro será preso? Acompanhe o Entrelinhas e entenda o que pode acontecer após denúncia da PGR
Em denúncia, PGR afirma que Bolsonaro era do “núcleo crucial” de organização criminosa em suposto golpe
Múcio diz que denúncia da PGR serve para livrar militares de “suspeições equivocadas”