Deputados e senadores estão reunidos neste momento, em sessão do Congresso Nacional, para votar uma série de projetos de abertura de créditos extraordinários ao orçamento de 2008. Logo no início da reunião, a líder do Governo no Congresso, senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), anunciou que seria retirada da pauta, por falta de acordo com a oposição, a abertura de crédito, no valor de R$ 14,2 bilhões destinados à criação do Fundo Soberano do Brasil.
De acordo com o projeto de lei, os recursos do Fundo Soberano poderão ser usados para que a União participe como cotista única do Fundo Fiscal de Investimentos e de Estabilização (FFIE). Este fundo tem natureza privada e patrimônio próprio, que será constituído por uma instituição financeira federal.
A senadora Roseana Sarney informou que vai continuar negociando com a oposição para viabilizar a votação dos recursos para a criação do Fundo Soberano.
O vice-líder do DEM na Câmara, José Carlos Aleluia (BA), estranhou que o governo queira repassar recursos para um fundo que sequer foi criado ainda. "O Senado ainda não apreciou o projeto de lei [de criação do Fundo Soberano] e dificilmente o Fundo Soberano será apreciado este ano", disse.
Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram também o repasse de R$ 341,9 milhões do orçamento ao Ministério da Defesa para bancar as ações destinadas à realização dos Quintos Jogos Mundiais Militares Jogos da Paz. Os jogos acontecerão em 2011 na cidade do Rio de Janeiro.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Deixe sua opinião